Games de Playstation 3
A sequência da franquia de games no estilo RPG mais famosa do mundo vem trazendo bastante dor de cabeça para os donos de Playstation 3 e para os produtores do game e do console. Um erro que provoca o travamento do PS3 pode render até mesmo uma indenização monstro à fã.
O RPG imortal
A primeira edição do game, que viria a se tornar um fenômeno de vendas do estilo, surgiu em 1987, ainda na geração de 8 bits dos consoles de video game. Final Fantasy se tornou referência entre os games de RPG eletrônico. Role-Playing game, ou RPG, é o termo usado para designar nos jogos onde jogadores interpretam personagens e encenam situações de confronto fictícias.
O RPG eletrônico é um estilo de jogo criado a partir do game de interpretação jogado desde a década de 1970 em todo o mundo partindo dos mesmos princípios de combate e evolução de personagens, com o diferencial de dispensar um narrador, uma vez que a história e todos os acontecimentos do jogo ficam a cargo de seu criador e do console onde o jogo estará sendo executado.
Final Fantasy deu origem a uma rentável série de jogos que atravessou as gerações de consoles desde a década de 1980 até os dias atuais nos equipamentos de nova geração. Final Fantasy não possui grandes concorrentes no gênero, e trouxe ainda três filmes em computação gráfica baseados em suas histórias.
A fúria dos fãs
Fãs da série Final Fantasy de todo mundo se revotaram com o problema apresentado pelo game ao ser executado em certas versões do console Playstation 3, da Sony, que faz com que o game trave em determinada parte da história.
Os fãs reclamam primeiramente pelo erro imperdoável de um fabricante de games permitir que o jogo falhe no ambiente seguro e conhecido de um console de última geração.
Segundo revistas especializadas em games, erros em games de plataforma PC são aceitáveis, uma vez que a produtora do game não pode prever em que configuração de máquina o usuário vai fazer uso do jogo ou como ele irá se comportar com as diversas variáveis a considerar em um computador, como programas de segundo plano rodando ao mesmo tempo que o game, peças defeituosas, superaquecimento, vírus ou outros programas maliciosos.
Os fãs da série lesados pela versão não-jogável do game no Playstation 3 entraram na justiça com um pedido de indenização por desrespeito da produtora aos consumidores e ainda por possíveis danos que o jogo traria ao console mediante o travamento inesperado e o comportamento inadequado do aparelho com a falha. A indenização pedida é de cinco milhões de dólares.
A produtora Square Enix, responsável pelo desenvolvimento do jogo não se pronunciou sobre o assunto, tampouco a Sony, sobre possíveis falhas de hardware do Playstation 3. A todos os fãs que adquiriram o game aqui no Brasil e experimentaram o mesmo problema resta esperar por uma atualização que corrija o problema através da Playstation Network.