Confesso que eu mesmo não acreditei quando li sobre as declarações dos produtores do game musical Rock Band sobre suas ambições para o novo título. A loucura começa com a possibilidade de tocar teclado, guitarras com mais de cem botões coloridos e guitarras profissionais que se conectam ao game, terminando com Amy Winehouse e Bob Marley estrelando algumas das canções do game.
É ou não o game musical mais badalado de todos?
26 de Outubro é a Data
Rock Band volta às prateleiras das lojas de games em 26 de outubro nos Estados Unidos. Por aqui ainda não temos uma data específica para o inicio das vendas do jogo.
O título desenvolvido pela Harmonix Music Systems, antiga produtora da série Guitar Hero que agora desenvolvido pela Red Octane, se diferencia de seu concorrente direto principalmente pelo caráter ameno de suas setlists. Enquanto Guitar Hero sempre pendeu para o Rock clássico, Rock Band sempre apostou no Pop em suas animadas partidas para até quatro jogadores.
A lista contendo as 83 músicas do título foi divulgada por seus produtores em resposta a um vídeo falso, com fundo de verdade, solto na internet com a lista de músicas e imagens surrupiadas da produtora. O vídeo oficial foi mostrado durante a feira de games alemã Gamescom, mostrando imagens bem humoradas do título e as músicas presentes.
Artistas de peso irão figurar nos palcos de Rock Band. Na lista estão: Bob Marley, Amy Winehouse, Blondie, Elton John, James Brown, Jimi Hendrix, Maná, Queen, Rammstein, Roxette, The Doors, The Police, Tokio Hotel e uma porrada de outros grandes nomes da música. Isso tudo sem citar os clássicos como “I love Rock and Roll”, por Joan Jett e Imagine por John Lennon. Os camaradas da Harmonix não estão de brincadeira.
As músicas dos jogos anteriores da série, e também as baixadas da Live ou do site da Harmonix também serão compatíveis com o novo Rock Band.
Os Novos Instrumentos
Os novos instrumentos são outra parte da aposta do game da Eletronic Arts para alavancar suas vendas, principalmente antes do natal. Serão lançados basicamente dois novos instrumentos. O primeiro, um teclado de vinte e cinco teclas, introduzirá o teclado como um dos instrumentos da banda, até então inexistente. O teclado custará 80 dólares.
O segundo instrumento, uma guitarra com 102 botões em seu braço. A intenção desse instrumento é tocar músicas como em uma guitarra real, com acordes o mais próximos da realidade que possível no modo Professional. O novo modelo de guitarra deverá custar algo em torno de 150 dólares no mercado norte-americano, o que quer dizer que podemos esperar chumbo grosso por aqui.
A Fender, fabricante de guitarras deverá lançar uma guitarra do modelo Squier Stratocaster que reconhecerá as notas tocadas pelo jogador e as enviará para o game, como forma de aumentar ainda mais o grau de realidade do game. Segundo a produtora, esse é o modo mais real de se jogar Rock Band.
Cheio de novidades, Rock Band chega em outubro às lojas em busca de uma disputada fatia no mercado de games musicais. Seu concorrente, Guitar Hero, também tem um novo título previsto em breve. Cada um com seu estilo, os fãs de games musicais terão bastante opção de escolha nos próximos meses.
Por Thiago Resende