Kinect: O Acessório que Mudará a Forma de se Jogar Videogame

Anunciado na E3 2009, o Kinect – conhecido naquela época como Project Natal – foi uma grande surpresa. O acessório desenvolvido para o videogame Xbox 360 ousa na proposta: jogos apenas com movimentos. Ora, mais o Wii já não faz isso? Não da maneira como o Kinect fará.

Video Game

Para começar, o aparelho dispensa qualquer tipo de controle ou botão. Uma barra de aproximadamente 23 cm é instalada em cima da TV e todos os movimentos do jogador são transportados para o game. Não é preciso conectar nenhum acessório na pessoa, basta posicionar-se em frente ao sensor. Há também um sensor de reconhecimento de voz que aceitará diversos idiomas – inclusive o português. Ou seja: você é o próprio controle.

Funcionamento

Há duas câmeras: uma comum (RGB), que reconhece o rosto e grava vídeos, e outra infravermelha (IR), para reconhecer movimentos e profundidade. O Kinect tem um emissor IR embutido no Kinect, que “ilumina” o local com um espectro de luz invisível ao olho humano. A câmera IR reconhece essa luz e a transforma em comandos no game. O interessante é que esse sistema funciona em qualquer ambiente, inclusive no escuro. O equipamento reconhece até 4 metros de profundidade e 2,7 metros de altura.

Movimento

O Kinect possui ainda um sistema de processamento interno para lidar com o reconhecimento de imagem e voz de forma inteligente. Ele divide o corpo humano em 48 pontos, todos identificados em tempo real. Se houver objetos que limitem seus movimentos, como sofás e cadeiras, por exemplo, ele envia um sinal ao jogo para estreitar o espaço. É, sem dúvidas, um acessório tecnológico extramamente avançado.

Jogos

Ainda são poucos os jogos anunciados compatíveis com o acessório. Até o momento, os que serão lançados são meras cópias de sucessos de outras plataformas.

Kinectanimals, por exemplo, é o Nintendogs da Microsoft. O vídeo demonstrativo mostrou que é possível acariciar, brincar e dar ordens aos bichinhos. É possível até se esconder no cenário e ver o filhotinho desesperado à procura da “mamãe”. Outro game apresentado é o Kinect Sports, o Wii Sports da Microsoft. Assim como o sucesso da Nintendo, o game reune várias modalidades esportivas: futebol, corrida, ping-pong, vôlei, entre outros.

Esportes

Enfim, até o momento nenhum game realmente impressionou. Resta saber se as produtoras saberão usar de forma intuitiva o aparelho. Caso contrário, as chances são grandes do Kinect entrar para o rol das experiências fracassadas.

Kinect no Brasil

O acessório provavelmente demorará a chegar às prateleiras do país. Contudo, ele dará uma passadinha por aqui no mês que vem. Isso porque a produtora de games japonesa Hudson, trará o aparelho para demonstração no Festival do Japão, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de julho, em São Paulo (SP). A Hudson apresentará o seu primeiro game desenvolvido para a tecnologia: Deca Sports Freedom. O jogo é uma coletânea de várias modalidades esportivas, como arco e fecha, paintball e tênis. Na E3 2010, Deca Sports Freedom foi bastante criticado devido aos problemas no reconhecimento dos movimentos e comandos pouco intuitivos

O Festival do Japão vai acontecer no Centro de Exposições Imigrantes. O ingresso custará R$7. Se você está louco para testar a novidade da Microsoft, não perca!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.