Terror Psicológico de Primeira

Feriadão, dias de descanso, dias de festa e, para alguns, dias de jogar videogame. Remexendo a coleção de jogos do meu irmão acabei encontrando um clássico de terror que eu ainda não havia explorado: Silent Hill: Shattered Memories. Um jogo no velho estilo Silent Hill com imagem granulada e trilha sonora de arrepiar, mas havia muito mais nesse título, uma jogabilidade totalmente nova e envolvente com um enredo que não perde em nada para as superproduções cinematográficas.

Psicoterapia

Um Remake?

Fique tranquilo, nenhum mistério do enredo do jogo será revelado nas próximas linhas. Os parágrafos seguintes servirão apenas para ilustrar um pouco o cenário do último título da franquia Silent Hill. O game começa com o jogador no consultório do doutor <nome>, um psiquiatra que diz ter uma abordagem de tratamento diferente dos demais. Depois de uma introdução que transborda amor entre pais e filha o protagonista da história, Harry Mason, acorda após um acidente de carro e começa uma busca por sua filha Cheryl. Não é um Dejà vu, você já viu esse filme antes não é?

Ansiedade

O Jogo

No decorrer da história você perceberá que o jogo não é um remake do primeiro como poderia ter pensado. Há sim elementos em comum, como nomes de pessoas e lugares, mas estamos em Silent Hill não é mesmo? Se você é um jogador da franquia então não há como não se lembrar dos nomes de ruas e outros lugares como o Toluka Lake ou o Alchemilla Hospital; seria o mesmo que um jogador de Resident Evil não se lembrar de Racoon City. Em sua busca, Harry começará a perceber que Silent Hill não é um lugar comum — coisa que já sabemos há muitos anos. Cenas perturbadoras não faltam em seu percurso. Você irá se deparar com suicídios, mortes acidentais, bullyng, assédio sexual e muitas outras cenas traumáticas que deixaram uma espécie de“impressão digital” no local do ocorrido. Eu já falei que esse jogo é só para maiores de 18 anos? Se não, acho que ficou bastante claro com as últimas linhas.

Um Jogo Que Joga Com Você

Logo antes de o início do game você é avisado com uma tela em vermelho de que, nas palavras do próprio jogo, “Esse jogo joga com você tanto quanto você o joga”. Logo no início da história, ainda no consultório do doutor <nome>, o psiquiatra te empurra um pequeno questionário com perguntas simples e diretas. A partir das respostas fornecidas a história principal começa a se moldar.

Terror Psicológico de Primeira

Durante todo o decorrer do jogo você é solicitado a responder perguntas sobre como agiria em certas situações, palavras que você associa aos anos na escola, separar fotografias de pessoas em “casais felizes” e “casais infelizes” entre muitos outros jogos mentais que irão desenhar toda a experiência de jogo posteriormente. A parte mais interessante do jogo é, sem dúvida, ver a história se moldando às suas escolhas criando o que a tela de inicio do game chama de “seu pesadelo pessoal”. É a evolução do terror psicológico que marca a série Silent Hill. Silent Hill: Shattered Memories é um grande game com uma história fantástica e todos os elementos que já consagraram a série como uma das melhores no terror psicológico. Só não é recomendado para os corações fracos. O game foi lançado para o Nintendo Wii e para o Playstation 2.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.