Jogos de corrida não são os campeões de novidades entre os jogos de videogame. Afinal de contas, trata-se sempre da mesma coisa: correr, correr e vencer. Simples assim. Alguns jogos, no entanto, se destacam mais que outros quanto a chamar a atenção dos jogadores e encher-lhes os olhos com belas imagens e efeitos cinematográficos. Split/Second soube conquistar seu espaço entre conceituados jogos do gênero justamente por esses chamarizes. Para ficar melhor, só jogando na telona de um cinema.
Ação de Primeira
Jogar uma partida de Split/Second traz à mente algumas referencias à grandes filmes do cinema internacional. As corridas nesse game produzido pela Black Rock impressionam com efeitos de tirar o fôlego com sequências de explosões e capotagens dignas de James Bond.
Nem mesmo o trajeto da pista fica de fora das grandes explosões vistas no decorrer da partida. O cenário pode variar tão completamente por conta de escombros e fogo que você terá a impressão de que saltou de uma pista para outra. A propósito, são pistas com um visual exuberante, fogo realista ao extremo e efeitos de motion blur de primeira linha para dar ainda mais a impressão de movimento a altíssimas velocidades.
Temporadas e Episódios
Para dar aquele clima de thriller à história, o jogo foi dividido em “doze temporadas”, como uma série. Cada temporada contém seis “episódios”. Cada episódio é uma prova a ser disputada. E, é claro, um grande season finale à cada fim de temporada para não deixar a peteca cair.
O ritmo frenético das corridas lembra bastante Bornout, mas em Split/Second, embora exploda meio mundo em cada corrida, você não é um fora da lei. O nexo também é outro fator distanciador entre o game da Black Rock e Bornout, por que em Split/Second ele não existe.
Você pode estar na dianteira com tudo para vencer e, de repente, o destino coloca um helicóptero atirando uma porrada de explosivos que vão detonar seu carro até o último caco de vidro do para-brisa. Adivinha só? A menos que você tenha uma sorte descomunal, ou seu adversário tenha um descomunal azar, você perde.
Carros de Quinta
O problema maior com o título distribuído pela Disney Interactive é com relação aos carros. Nenhum dos possantes é licenciado e a personalização deixa muito a desejar. Sequer há personalização. As únicas opções a escolher são: a cor do carro, em uma lista pré-definida, e se você quer transmissão automática ou manual. Fala sério pessoal da Black Rock, meu celular veio com um joguinho com mais personalização que isso.
Quer deixar um jogador realmente irritado? Então coloque ele para jogar entre os tubarões, e melhor ainda, dê carros de primeira linha para os tubarões. Os jogadores que optarem por jogar o game online deverão estar preparados para enfrentar os mais casca-grossa da rede. Isso por que o jogador só tem acesso aos carros já liberados por ele no modo carreira, ou seja, carros monstruosos para quem joga melhor, e os piores para quem está começando agora.
A soma geral de Split/Second é bastante positiva ao levar em conta sua marca. Todo mundo pode jogar: é simples e divertido. Basta deixar para trás a noção e preparar-se para enfrentar uma verdadeira batalha nas pistas.
Por Thiago Resende