A Tecnologia por Trás de Avatar

Saiba os segredos do filme que revolucionou o cinema

O filme Avatar foi um dos filmes mais vistos da história, tanto nos cinemas quanto através de downloads piratas.
O número de vezes que este filme foi baixado da internet superou a marca de um bilhão de vezes, um fenômeno nunca visto antes. Apesar do enorme número de cópias piratas o filme não perdeu o público nos cinemas, o que também nunca foi visto, já que a pirataria reduz bastante o lucro dos estúdios.

O que acontece é que o modo como o filme Avatar foi filmado fez com que não fosse tão emocionante assisti-lo de outro modo que não na frente das telonas do cinema. O filme, rodado em 3D, revolucionou ao devolver um trunfo para a indústria cinematográfica: o formato 3D ainda não é pirateado com todos os recursos 3D disponíveis.

Filmes em 3D já existiam há um bom tempo. Mas o modo como o filme foi produzido foi uma invenção do diretor, James Cameron, que inclusive patenteou sua câmera, que já grava a imagem em 3D, utilizando a sobreposição de imagens no momento da gravação.

Filme

Novidades do Filme

Assim como no filme O Senhor dos Anéis, os habitantes do planeta Pandora, (que é explorado pelos humanos, o que provoca o conflito no filme) falam uma língua própria (inventada apenas para o filme): o idioma Na’vi.

Outra inovação foi a utilização da computação gráfica em todos os momentos do filme praticamente. O tempo em que não se utiliza nenhum efeito especial não ultrapassa 10 minutos, em um filme com mais de 2 horas de duração.

Por exemplo,para interpretar os Na’vi, os atores não tiveram que passar pelo aborrecimento de ficar horas sendo pintados – a pintura foi toda feita digitalmente.

O realismo foi muito prezado durante a produção – nos momentos em que os personagens corriam, o diretor espalhava papéis e obstáculos no chão, para que o ator sentisse dificuldades e tropeçasse ao correr. Assim, tudo ficava mais natural.

Atores

A beleza das imagens do filme também foram muito comentadas. As paisagens e animais do Planeta Pandora são obras de arte que somente são possíveis graças ao criterioso trabalho da equipe de arte. Cada planta ou cada animal foi pensando cuidadosamente para ser possível no novo mundo que estava sendo criado.

Todo este trabalho teve um preço. E altíssimo, por sinal. O filme Avatar gastou mais de 400 milhões de dólares em sua produção, sendo o filme mais caro já produzido.

A sofisticação dos equipamentos, o trabalho cuidadoso e todo o investimento gasto em Avatar valeram a pena. James Cameron nos presenteou com uma evolução do entretenimento, uma revolução do modo como encarávamos o cinema.

Um filme belíssimo e que com certeza vale a pena assistir.

Tecnologia

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Programas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.