Compactando Arquivos
Em nosso dia-a-dia no computador é extremamente comum a troca e o compartilhamento de arquivos de diversas naturezas. Sejam fotos, vídeos, documentos de texto, planilhas ou músicas, estamos sempre trocando arquivos virtuais.
Porém, muitas vezes tais arquivos são deveras pesados, sendo impossível anexá-los em, por exemplo, seu servidor de e-mail. Também é comum a situação de você querer mandar mais de um arquivo e ter que enviá-los por mensagens diferentes, um de cada vez.
Para resolver esse problema existem os chamados compactadores de arquivos. Apesar de convivermos com eles diariamente, poucas pessoas sabem definir qual programa usam ou compactar um arquivo.
Compactadores são aplicativos destinados á reduzir o tamanho em disco de um arquivo qualquer ou/e juntar vários arquivos em um só. Isso torna mais fácil o envio dos mesmos. Os mais famosos são o WinRar (também o mais utilizado para a descompressão, já que costuma vir junto com o Windows) e o 7-ZIP. Cada um possui um formato próprio, mas que é aceito por outros programas do gênero.
Hoje em dia, usar os sistemas operacionais mais modernos para compactar arquivos é uma tarefa simples. Mas, se os arquivos forem muito grandes, pode não ser tão fácil assim. Quando os itens são maiores do que o normal, não será possível compactá-los usando a ferramenta que se encontra embutida no sistema operacional.
Mas, a boa notícia é que existem alguns programas que podem ser usados para compactar arquivos de todos os tamanhos. E, se forem usadas as configurações adequadas, é possível diminuir muito o espaço ocupado por eles no disco rígido.
Se estiver tentando reduzir o tamanho dos seus arquivos de mídia, há vários formatos de vídeos, áudios e imagens que permitem que eles sejam compactados sem que, para isso, você perca muita qualidade.
No entanto, antes de mais nada, é importante você saber que nem todo arquivo pode ser muito compactado. O que acontece ao compactar um arquivo é que há uma substituição de alguns conjuntos de caracteres por outros menores, com menor importância. Com isso, o tamanho do arquivo é reduzido.
Porém, nem todos os arquivos podem ser muito comprimidos, não sendo possível deixá-los em um tamanho muito menor do que o original.
Agora sim, confira o passo a passo de como compactar arquivos grandes e pastas, usando softwares de compressão:
Uma opção de código aberto muito popular para Windows é o 7-Zip. E o WinRAR é um exemplo de programa muito completo para o Windows e para o Mac, e que tem a capacidade de fazer ótimas compactações.
Comece baixando um programa de compressão alternativo para ser usado em arquivos com mais de 4 GB. Na maior parte dos sistemas operacionais, há um software de compressão embutido, com um limite de até 4 GB de dados para um único arquivo ZIP. Se o item que deseja compactar for maior do que isso, será preciso baixar e depois instalar um programa usado para compressão de terceiros.
- É importante frisar que, se os arquivos compactados forem compartilhados com outro destinatário, ele precisa ter um programa capaz de abrir a pasta compactada que foi criada.
- O Archiver é um programa muito conhecido, que serve para compactar documentos no Mac. Com ele, é possível criar arquivos RAR e 7-Zip, assim como em seu formato próprio também.
- Caso você queira adicionar algum arquivo ou uma pasta para uma outra pasta compactada, que foi criada anteriormente, basta arrastar o item para a pasta compactada.
- Certos tipos de arquivos, como é o caso do JPEG, por exemplo, são bem compactados. Caso você zipe várias imagens JPEG numa pasta, ao final, o tamanho total daquela pasta será praticamente igual a pasta original das imagens.
Quando um arquivo é compactado, ou zipado, como também se costuma dizer, ele ocupa um espaço muito menor de armazenamento. Além do mais, eles também podem ser transferidos com mais rapidez para outros computadores. Você pode trabalhar e com as pastas compactadas, no Windows, da mesma maneira que trabalha com os arquivos e com as pastas descompactados. É possível combinar inúmeros arquivos em uma pasta única compactada para que possa compartilhar mais facilmente um conjunto de arquivos.