Não podemos negar que a tecnologia atingiu barreiras antes inimagináveis. Quem é que pensaria que, um dia, algum artefato humano poderia estar prestes a sair do nosso Sistema Solar? Pois é. Hoje, isso já está acontecendo, com as duas sondas Voyager 1 e 2, que estão se encontrando na região da Heliopausa, um local que começa a demarcar a fronteira do Sistema Solar com o mundo espacial exterior.
Tudo isso foi possível com o investimento financeiro na obtenção de tecnologias que não somente beneficiaram a indústria espacial, mas a comunidade humana como um todo. Diversas tecnologias que temos acesso, hoje, foram provenientes de pesquisas envolvendo o mundo espacial.
Mas, com uma grande gama tecnológica que está hoje ao nosso redor, fica difícil saber, às vezes, como lidar com tamanha informação, que está cada vez mais complexa. É por isso que diversos tipos de ferramentas foram criadas para que você possa aprender a ter um “jogo de cintura” em gerenciamento de um projeto, por exemplo. Nesse sentido, o MS Project pode ajudar.
Para início de conversa, o que é o MS Project e o que ele pode me beneficiar? Confira a seguir nesse artigo, que irá dar todos os detalhes relacionados a esse curso.
O MS Project
O MS Project nada mais é do que um projeto que nasceu com a necessidade cada vez maior do mercado em encontrar profissionais capacitados para poder trabalhar com gerenciamento de projetos. Ele tem o poder de ajudar os profissionais a criar gerenciamentos de projetos exclusivos para cada caso. E, portanto, saber manipular a ferramenta é, cada vez mais, importante para que o profissional possa se destacar no mercado de trabalho.
É bem provável que você já tenha topado com o MS Project em seu computador, já que ele é oferecido juntamente com o pacote Office, que contém ferramentas como o Word e o PowerPoint. Pode até ser que você tenha suposto que o MS Project era nada mais do que uma ferramenta assim como as outras.
Mas, nesse caso, o MS Project é uma ferramenta que tem por capacidade planejar, executar e analisar de uma série de trabalhos que podem se relacionar entre si, trabalhando com um cronograma já programado, usando custos e recursos que possam ser alocados para o desenvolvimento de seu projeto.
Em outras palavras, o MS Project busca te ajudar a procurar uma solução que seja a mais viável para a execução do seu projeto.
Você ainda não se convenceu da importância da aplicação do MS Project? Ok, vou tentar ser mais direto: a importância desse software se concentra na possibilidade de ele ser aplicado em vários níveis de gestão do seu projeto, o que pode facilitar e muito o seu trabalho em caso de planejar a gestão área por área. É claro que a preferência de trabalho pelo software é com o as missões relacionadas com o controle e o planejamento. Sendo assim, por conta de sua facilidade com os processos de gerenciamento, mostrando aí sua versatilidade, é que o software é o mais utilizado para esses fins.
Um dos principais pilares do MS Project é que ele pode dar ao autor do projeto uma maior confiabilidade em seu desenvolvimento, haja visto que todos os níveis de gerenciamento dos setores do seu projeto podem ser feitos pelo MS Project, o que dá ao autor uma maior tranquilidade, já que cabe a ele avaliar os dados obtidos e, a partir deles, traçar os seus métodos.
Traduzindo
Em uma narrativa ainda mais forte, isso significa que o autor do projeto possa ter um tempo maior para se preocupar com outros itens, como, por exemplo, decisões estratégicas que devem ser tomadas para o projeto. Nesse sentido, o autor não precisará se preocupar com coisas relacionadas aos níveis gerenciais do projeto, já que essas estarão a cargo do MS Project. O que caberá a ele, nesse sentido, é buscar alternativas viáveis para que suas decisões estratégicas (baseadas nos dados provenientes do MS Project, claro) sejam tomadas com bastante cuidado e serenidade.
Didaticamente
De uma forma mais didática ainda, vamos supor que o seu projeto esteja a todo o vapor. Só que, em um determinado momento, você irá precisar tomar um decisão bastante importante, que pode definir o futuro do seu projeto. Mas, nesse sentido, você se faz a seguinte pergunta: “como eu poderei tomar uma decisão sábia sem comprometer o futuro do meu projeto?”
Pronto. Você acabou de fazer uma pergunta que o MS Project terá o prazer de te ajudar. O software costuma dar respostas bastante rápidas e precisas para perguntas como “quais tarefas precisam ser realizadas”, “quais serão os gastos” ou, até mesmo, “qual é o caminho mais crítico a ser tomado que pode atrapalhar os cronogramas”. Ou seja, o software está preparado tanto para as situações confortáveis, bem como, também, para as situações onde uma maior estratégia é necessitada.
Indicação De Uso
O Software é indicado para todos aqueles que mexem com a parte de gestão ou análise de projetos. Ou seja, se você é um engenheiro ou administrador, por exemplo, é bem provável que saber manusear o software pode fazer com que você se destaque tanto na entrevista do seu trabalho, bem como, também, no seu trabalho em geral.
Mas, muitas pessoas acreditam que esse software tem aplicação somente industrial. É um ledo engano. O software é tão completo que ele pode te ajudar, até mesmo, a pintar a sua casa, bem como, também, fornecer os passos para que você construa um jardim no quintal da sua residência. Ou seja, é um software bem completo e que, quando estudado, pode ser usado por, praticamente, qualquer pessoa.
Curso de MS Project
Não tem como fugir: a tendência agora é, cada vez mais, softwares como o MS Project tomar conta das empresas e da nossa vida, no geral. Então, já que esse é um requisito cada vez mais pedido ( e que, em breve, deixará de ser diferencial assim como o inglês), que tal aprender um pouco sobre os conceitos do software, de maneira gratuita? É só clicar no link a seguir e começar a aprender tudo o que o software pode oferecer para você:
https://www.voitto.com.br/digital/introducao-ms-project-2016