Não é só da Microsoft que Vivem os Escritórios!

Precisou escrever um texto? Vamos abrir o Word. É necessário enviar um e-mail? Vamos abrir o Outlook. Vai ter um seminário e é preciso de uma apresentação em slides? Vamos rodar o PowerPoint. Tais programas que realizam essas atividades são chamados de programas Office (escritório), justamente por serem destinados para esses fins.

BrOffice

BrOffice

Sim, as pessoas que usam o computador para atividades de escritório, como montar planilhas e fazer cálculos, editar textos, escrever formulários etc. logo se lembram da suíte de aplicativos Office da empresa Microsoft. Não podemos questionar a qualidade desses produtos; são realmente bons, trazem funcionalidades avançadas e úteis, são intuitivos e fáceis de serem operados, mesmo com quem está desacostumado com computadores.

E quando não dá para usar o Office?

Mas existem alguns pontos negativos na utilização de tal conjunto de programas. A principal delas é justamente o preço do Microsoft Office: o preço da última versão da suíte, no pacote mais completo (Professional), chega facilmente na casa dos R$1.000,00. Vamos concordar, pagar o preço de um computador em alguns programas não é uma coisa muito agradável.

Open Office

Open Office

Além disso, mesmo aquelas pessoas que passam por cima da lei e compram o produto pirateado ou baixam o mesmo da internet, se deparam com a situação de terem que procurar chaves de registro (também chamadas de “serial”) ou então realizar processos para prolongar a versão de testes.

Se você não pode (ou não quer) pagar milhares de reais por um Office, a solução então é adquirir algum outro pacote semelhante. É nessa hora que muitos fazem cara feia e menosprezam a qualidade de outras suítes.

Bobagem. Muitos pacotes por aí são tão bons ou até melhores do que o da Microsoft. E o melhor: totalmente de graça.

Apresentando o BrOffice

Um dos maiores pacotes de programas de escritórios que existem é o BrOffice, com um número de usuário tão grande ou maior do que a suíte da Microsoft.

O BrOffice é um programa Open Source (totalmente gratuito para ser instalado, compartilhado e distribuído), e é na verdade o nome brasileiro para a suíte LibreOffice.

Ele é bem mais leve do que o Microsoft Office (a última versão pesa pouco mais do que 200 megabytes), é totalmente em português e sua interface é amigável e bem parecida com os dos programas Office já conhecidos.

Pacote Microsoft Office

Pacote Microsoft Office

O BrOffice atualmente seis programas: o Writer, que é um processador de textos com várias funções interessantes, revisão, imagens e tudo mais que o Word poderia oferecer; o Math, que é uma espécie de calculadora científica para formas matemáticas avançadas; o Draw, que é um programa para desenho e possui muitas possibilidades a mais do que o Paint; o Calc, que é um editor de planilhas e folhas de cálculo; o Impress, para fazer apresentações em slides; e finalmente o Base, para criação de bancos de dados.

E apenas lembrando: em todos esses programas, você pode abrir ou salvar arquivos em formatos de aplicativos da Microsoft, como os famosos DOC e PPT.

Uma ótima pedida

A suíte é tão fácil de instalar quanto o Microsoft Office: basta ir no site da BrOffice e baixar o arquivo de instalação. Nenhum programa requer um computador poderoso ou avançado para rodar com perfeição, e logo você poderá estar usufruindo dessas funcionalidades maravilhosas e gratuitas.

Se você não pode obter o Microsoft Office, baixe e instale o BrOffice agora mesmo. Veja por si mesmo como tal suíte não fica devendo nada à grande Microsoft.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Programas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.