Os gadgets gratuitos para turbinar o seu desktop, notebook ou smartphone podem esconder uma série de riscos para a integridade do sistema. Em alguns casos esses, aparentemente, inofensivos programas de auxílio podem mascarar a existência de vírus e agentes maliciosos que podem ser usados para roubar dados. Todo cuidado é pouco quando se trata de instalar algum programa ou plugin num computador ou celular, afinal nossas vidas estão nessas máquinas.
Pirataria Expõe Seus Dados a Riscos
Um dos grandes problemas no que diz respeito a gadgets grátis é a pirataria, muitas pessoas insistem em consumir diferentes tipos de conteúdos de maneira ilegal para não precisar pagar por eles. Quando você baixa um programa pirata, por exemplo, está expondo sua máquina a um programa que foi modificado podendo conter traços maliciosos que acarretarão no roubo de dados.
Outro item que pode conter vírus são os chamados ‘cracks’, os destravadores de programas piratas. Geralmente os cracks contêm solicitações de permissão administrativa, algo que é bastante arriscado porque expõe o sistema e os dados armazenados no mesmo. Também não aconselhamos pirataria do Windows e programas antivírus, pois eventualmente é necessário atualizá-los e nesse momento podem simplesmente deixar de funcionar.
Desativar as atualizações do Windows também é uma ideia bastante ruim, pois esses processos são fundamentais para a correção de eventuais falhas de segurança. O melhor é pagar pelo Windows e poder usá-lo corretamente inclusive com as atualizações automáticas necessárias.
Pirataria no Smartphone
Nos últimos anos cresceu o número de indivíduos que baixa aplicativos piratas em seus smartphones, um risco absurdamente grande haja vista o volume de informações pessoais que estão concentradas nos aparelhos. O risco já começa na busca pelo app pirata fora das lojas oficiais como Google Play e Apple Store. Os usuários de iPhone se expõem ainda mais porque precisam realizar o procedimento conhecido como jailbreak que deixa o sistema vulnerável de uma forma que não seria possível normalmente.
Cuidado Com Gadgets Gratuitos de Fontes Não Oficiais
Não é só a pirataria que contribui para que computadores e smartphones estejam expostos a vírus, os gadgets grátis obtidos por fontes não oficiais também podem abrir esse precedente. Fica a dica de que até mesmo com os programas fornecidos por sites oficiais é necessário ter cuidado, pois os vírus podem estar inseridos dentro do pacote do que será baixado e instalado. Nesses casos são instalados programas invisíveis que podem causar um grande estrago a longo prazo.
Botões de Download
Ao entrar num site em que há anúncios com imagens parecidas com botão de download que te deixa confuso sobre qual é o certo devem despertar a sua desconfiança. Geralmente esse recurso é utilizado para enganar as pessoas fazendo com que elas cliquem em botões falsos que abrem anúncios e por trás deles estão programas maliciosos que são instalados a sua revelia.
Esse é um truque muito comum em sites de compartilhamento de conteúdos multimídia como filmes e séries, porém, nesses casos é possível detectar algo errado já na extensão do arquivo. Ao observar que está baixando um arquivo .exe pare o download e passe o antivírus imediatamente. Procure por opções que sejam seguras para a sua máquina e para os seus dados.