Um quadro negro, um giz, muitos cálculos e muito tempo perdido. Esses ingredientes formam a receita de um dos maiores sucessos da história da indústria de computadores. O local da proeza foi a Universidade de Harvard e o gênio a criar o programa foi Daniel Bricklin, que num dia percebeu que estava perdendo muito tempo desenhando aquela planilha na lousa e decidiu automatizar o processo no computador.
VISICALC
Mas Bricklin era um estudante de administração e precisava de alguem para projetar o código e aí entrou o amigo Robert Frankston, que simulava exatamente o quadro que Brickilin desenhava. Posteriormente, foi um grande sucesso e em 1978 lançaram a empresa Visicorp com o carro chefe, a planilha VISICALC. Muitos devem agradecer até hoje à Robert Frankston e à Daniel Bricklin, pois os computadores eram caríssimos na época e não tinham muita função, e essa dupla começou a provar ao público que os computadores poderiam ser úteis. A Visicalc foi descontinuada em 1983, pois com a chegada do Lotus 1-2-3 que era mais completo e mais funcional que o Visicalc, foi adquirida pela concorrente, que descontinuou o produto.
Lotus 1-2-3
Planilha eletrônica que realmente fez com que o Pc se tornasse ferramenta de trabalho, o Lotus 1-2-3 foi líder durante anos no segmento de planilhas e pacotes de produtividade. Enquanto o Visicalc só executava cálculos, o Lotus já tinha uma interligação entre planilhas, tinha uma interface mais elegante e além disso ele foi projetado diretamente para o modelo de vídeo do PC IBM, ignorndo o controlador do MS-Dos, que tornava todos os programas baseados nele mais lento. E para acabar de vez com a concorrência, o Lotus ainda tinha a capacidade de interligar os dados da planilhas à gráficos, sendo primeiro software que reconhecia e formatava esse tipo de relação de dados.
Multiplan
Poucos sabem, mas a Microsoft comercializou esse conhecido programa da antiga plataforma CPM para PC entre 1982 e 1984, ano em que decidiu escrever sua própria planilha, que todos usam, o Excel.
Excel
Em 1985 a Microsoft lançou a primeira versão do programa para Macintosh e depois de dois anos, a Microsoft lançaria a versão 2 da planilha para Windows. Devido à lentidão da Lotus em trazer seu programa para a plataforma Windows, o Excel começou a ganhar mercado em 1988, e em 1990 chegaria ao primeiro lugar do desenvolvimento deste tipo de programa para PC. Logo no começo de sua vida, o programa foi alvo de uma batalha jurídica por parte de uma outra empresa que já tinha um programa de gestão financeira. Mediante estas condições a Microsoft foi obrigada a utilizar o nome de Microsoft Excel. Fundamental pelo seu sucesso foi a capacidade de o Excel ser o primeiro programa que permite ao usuário fazer a formatação de sua planilha.