Software Livre

O Que Eu Tenho a Ver Com Ele?

O software livre não é lá muito popular entre a maioria das pessoas, a modalidade de programação onde todos contribuem para um software melhor e comunitário acaba sendo discriminada por falta de conhecimento. O software livre está mais comum em sua vida do que você realmente pensa, você vai ver como passa por ele até por várias vezes ao dia e nem se dá conta.

Vantagens

O Que é Software Livre?

É de graça? Essa é a primeira pergunta que vem à cabeça de quem ouve falar em software livre e também um engano comum. A ligação do software livre a “gratuito” se dá, além do nome sugestivo, pelo fato de seu exemplar mais famoso, o sistema operacional Linux ser distribuído na maioria das suas versões sem nenhum custo ao consumidor ou a preço de custo da própria mídia onde o software se encontra gravado.

Software Livres

O nome Software Livre se refere ao modo de concepção desse software e não necessariamente à sua forma de distribuição. A ideia por trás do software livre é na verdade referente ao seu código. O código é um conjunto de informações que dizem ao computador como o é o programa. O código de um programa baseado em software livre é aberto, ou seja, qualquer um com competência suficiente pode ler e editar o código fonte do programa. São então lançadas novas versões do software com funcionalidades implementadas ao gosto do programador que visem um publico alvo específico. Por exemplo, uma empresa pode solicitar uma versão de sistema operacional baseada em Linux com necessidades de segurança e formatos de rede específicos para seus padrões.

Downloads

Ao lado do software livre está seu oposto o software proprietário. No software proprietário é terminantemente proibida qualquer modificação do seu código fonte sem a autorização do seu criador. São exemplos de softwares proprietários o sistema operacional Windows, programas como o Adobe Photoshop, Word, Excel, entre outros.

Software Livre: Onde?

Segundo a revista Info, no Brasil a adoção de software livre entre empresas de todos os portes no mercado gira em torno de 26%. Ainda segundo a revista Info, em termos mundiais esse valor gira em torno de 10%. Como exemplo, o governo Luís Inácio Lula da Silva adotou o software livre nos sistemas estatais como a Previdência Social. O Banco do Brasil é outro exemplo de empresa a adotar o software livre em seu sistema interno.

As razões para esse tipo de adoção vão desde questões financeiras até questões de segurança, visto que o código aberto pode oferecer quase absoluta certeza quanto à sua incorruptibilidade dado que seu código foi inteiro analisado e editado pela própria empresa ao invés de terceiros. A adoção de software livre pelas grandes e, em menor número, pelas médias e pequenas empresas é uma tendência que cresce a cada dia. Seja querendo segurança ou corte de custos, o software livre vem convencendo as empresas cada vez mais do seu valor em meio ao mercado e aos usuários.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Programas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.