Como Funcionam os Filmes 3D?

Há quem diga que o cinema é a arte de enganar. É claro que nenhum de nós acredita que Avatar realmente foi filmado com nativos Na’Vi ou que jogos mortais tinha jogos de verdade. Porém agora o cinema ganha mais um jeito de enganar os fieis espectadores de seus longas cheios de fantasia e terroristas: a terceira dimensão. Os filmes em 3D literalmente enganam o cérebro de quem assiste ao filme fazendo com que ele realmente acredite que está diante de uma imagem em três dimensões, ao invés de uma tela branca plana.

DVD Portatil

A Arte de Enganar

A tecnologia por trás das imagens em três dimensões, que encantaram todo o mundo com filmes como Avatar e Alice no País das Maravilhas, consiste de um princípio básico ensinado às crianças na revista Recreio: os óculos e imagens de duas cores. A essência da tecnologia é bastante simples. Duas imagens são projetadas ao mesmo tempo na tela, com os óculos especiais, apenas uma imagem e captada por cada um dos olhos do espectador, o cérebro então une as duas imagens em uma só criando a impressão de tridimensionalidade.

Comprar

3D Desde a Produção

Filmes em três dimensões como Premonição 4, Alice no País das Maravilhas, Como Treinar Seu Dragão, e o grande popularizador da nova tecnologia, Avatar, são preparados para a exibição em três dimensões desde o início. A produção se dá usando câmeras especiais com duas lentes separadas por alguns centímetros, assim como os olhos humanos. Cada câmera captura uma imagem separada e independente da outra. Durante a projeção no cinema as duas imagens são projetadas em cores ligeiramente diferentes. E como o dito anteriormente, apenas uma delas é capturada por cada olho. Há ainda adaptações de filmes que não foram inteiramente produzidos em três dimensões como o recém-lançado Fúria de Titãs. Sites especialistas em crítica de cinema classificaram o filme como o primo pobre de Avatar, dada sua fraca adaptação para a terceira dimensão e os efeitos especiais inferiores.

Como Funcionam os Filmes 3D?

Nem Tudo São Flores

Nem tudo é um mar de rosas nas salas de cinema tridimensional. Alguns espectadores relatam experimentar dores de cabeça e cansaço nos olhos ao assistirem as sessões com os óculos especiais. Os especialistas afirmam que as dores de cabeça são originadas pelo fato de o filme estar enganando o cérebro com a impressão de imagens tridimensionais. Dessa forma, há um esforço inútil dos olhos em tentar focalizar profundidades diferentes na imagem, o que não é possível. O caso se agrava em filmes legendados, onde há a impressão de legendas flutuantes à frente da imagem. Nesse caso, o cérebro do espectador trabalhará incessantemente fazendo com que os olhos focalizem as legendas supostamente mais próximas e as cenas do filme falsamente mais distantes.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.