Cola Condutiva Para Cabo Flat

O cabo flat ou flat cable é uma peça de grande importância para o correto funcionamento de aparelhos como smartphones e notebooks, pois é ele que promove a conexão da placa mãe com teclados, telas entre outros. Quando o teclado do seu notebook ou a tela do seu smartphone deixam de responder sem prejuízo de outras funções é quase certo que o problema está no cabo flat.

Uma das possibilidades para o conserto é o uso de cola condutiva para cabo flat, contudo, é necessário ressaltar que nem sempre essa estratégia dá certo. A substituição dessa peça costuma ser complicada e demandar conhecimento técnico de maneira que a dica é procurar um especialista.

Conhecendo Melhor o Cabo Flat

Cada aparelho que utiliza cabo flat tem necessidades específicas em relação a peça de maneira que ela é diferente para cada um. De maneira geral esse cabo costuma ser feito de uma película plástica que apresenta boa flexibilidade e é plana. Ao longo desse cabo há diversos condutores metálicos que estão devidamente ligados a uma superfície. Conforme o equipamento em questão o cabo pode variar de tamanho, posição e vias de acesso.

Troca do Cabo Flat

O que torna o processo de troca do cabo flat tão complexo é exatamente o fato de que cada peça dessas tem sua própria quantidade de condutores, formato entre outras especificidades. A substituição deve ser feita por uma peça exatamente igual a original, caso contrário o aparelho não funcionará. Por isso é recomendado contar com o auxílio de um especialista, pois somente ele conseguirá identificar se a peça está de acordo ou não com as necessidades do equipamento.

Quebra do Cabo Flat

Há casos em que foi possível conseguir consertar a conexão de tela ou teclado de um smartphone ou notebook colando um pedaço do cabo flat que estava quebrado. Geralmente o que se usa para fazer essa colagem é a cola condutiva que permite juntar as partes mantendo a condução necessária entre as partes.

O ideal é procurar por produtos que tenham bico de aplicação para facilitar o procedimento.  Lembrando que a cola apenas adquire a condutividade após ter passado pelo processo de cura. Outro ponto interessante é que essa cola tem um tempo relativamente longo de duração após ser retirado do frasco. Porém, devemos esclarecer que tal situação é uma exceção de maneira será relevante procurar um especialista para a troca do cabo.

Compre em Lojas Especializadas

Cabo Flat Colorido

Cabo Flat Colorido

Se for tentar a alternativa de usar a cola condutiva para resolver o problema do seu cabo flat recomendamos que procure por lojas especializadas nesse tipo de material. Não é um produto que costuma ser caro, mas vale a pena apostar nas marcas mais conceituadas do mercado, afinal já que poderá evitar um gasto maior com a aquisição de peças novas se mostra interessante.

Para quem não tem experiência com o conserto de eletrônicos nossa recomendação é procurar por um técnico que poderá aconselhar a aquisição de um novo cabo flat e saiba que geralmente essa é sim a melhor saída para evitar novos problemas logo em seguida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.