Como Tirar Vírus do Facebook

O facebook é a rede social que tem mais acessos diários no mundo inteiro. Com essa popularidade diversos hackers passaram a atacar o site e espalhar vírus por toda a rede. Alguns são bem conhecidos dos usuários, mas outros ainda são novos e mais vírus aparecem a cada dia. Sem saber que aquele post ou link era vírus você acabou clicando? Não precisa se preocupar porque existem formas eficientes de eliminar esses vírus e você pode fazer seguindo alguns passos.

Como Tirar Vírus do Facebook

Como Tirar Vírus do Facebook

Como são vários vírus espalhados pela rede pode ser que para alguns você não consiga aplicar as técnicas abaixo, já que na mesma proporção em que eles são descobertos, os hackers modificam de forma que tais fiquem mais inibidos e eficientes. Vejamos como tirar os vírus do facebook em um passo a passo muito simples, assim como prevenir sobre eles.

Identificando um Vírus no Facebook

Até mesmo quem tem prática com o site pode ser enganado por uma função ou outra inibida na rede social. Dois vírus muito populares que fez com que milhares de pessoas caísse e tivessem seus perfis infectados foi o aplicativo que prometia mudar a aparência do seu perfil assim como acontecia com o Orkut. Mesmo o presidente da rede, Mark Zuckerberg, afirmando que isso era uma ação impossível, muitos usuários clicavam em links infectados e tinham seus perfis invadidos por hackers.

O segundo vírus mais popular do site enganou mais de 8 mil usuários e foi um falso botão de “Não Curti” que apareceu em alguns perfis já com vírus na rede. Quando nossos amigos postam algo temos a opção de comentar, curtir ou compartilhar e há muito tempo usuários sugeriram uma nova ação que é a opção “Dislike” que seria usado em caso de alguém não gostar da postagem de seus amigos. Essa opção foi também descartada por Mark e ainda assim apareceu em alguns perfis como sendo uma “nova função do facebook”. Os mais desavisados sobre as atualizações do site acabaram instalando o aplicativo que permitia tal função e tiveram seus perfis violados.

Na Duvida, Não Clique!

Como aparecem muitos vírus no Facebook acabamos muitas vezes na dúvida sobre um link compartilhado por nossos amigos ser ou não real. Existem formas bem eficientes de verificar se aquele link é malicioso ou não. A primeira forma é colocar o mouse sobre o link compartilhado sem que você clique nele. Observe o canto inferior direito do seu navegador e veja qual endereço aparece. Essa dica é ainda mais eficiente sobre os links embutidos que são muito utilizados na internet por completo. Caso o link não seja malicioso, vai aparecer o endereço de destino e se você conhecer, poderá clicar normalmente.

A segunda forma que você pode saber se tal link é ou não malicioso é buscando informação no fórum do próprio facebook que sempre possui informações sobre novos vírus ou até mesmo fazendo uma busca bem rápida sobre um possível link que oferta ou noticia algo no facebook. Caso seja vírus com certeza ele estará informado em algum dos dois lugares.

A terceira forma de descobrir se um link é ou não vírus é bem simples e eficiente, bastando apenas que você questione ao seu amigo se aquele link é real ou não e sobre o que ele trata. Essa não é a forma mais segura de fazer essa descoberta, pois se o seu amigo tiver com o perfil invadido pode não ser ele respondendo, mas caso você o conheça saberá com alguns poucos minutos de conversa se é real ou não o compartilhamento.

Passo 1: Denunciando os Vírus Visíveis

Alguns vírus são espalhados pela timeline e a administração do site só saberá o que acontece com a denúncia de seus usuários. Mesmo achando que a sua única queixa não fará muito efeito sobre a quantidade de vírus que é espalhada pelo facebook, jamais deixe de marcá-la como spam e denunciar o perfil que está espalhando vírus pela rede.

Para denunciar uma postagem basta clicar na setinha que fica sempre ao lado direito de cada uma delas e escolher a opção “Marcar como Spam” e/ou “Denunciar Postagem”. Depois é só denunciar de acordo com o que é espalhado pela rede. Você pode também ir diretamente na Page ou no perfil do usuário e fazer a queixa para que o Facebook analise e corrija o problema.

Passo 2: Limpando os Dados do seu Navegador

Se você clicou em um link e agora tem o seu perfil hackeado, primeiramente faça uma limpeza nos dados do seu navegador, zerando o cache, os cookies e o histórico. Dependendo do navegador que você utiliza o caminho será diferente. Em sua maioria, os navegadores apresentam a opção “Preferências” ou “Configurações” onde você tem acesso ao histórico e consequentemente aos outros dados de registro. Limpe-os sempre com a opção “Desde o início” para renovar sua navegação.

Passo 2: Limpando os Dados do seu Navegador

Passo 2: Limpando os Dados do seu Navegador

Passo 3: Remova Complementos e Extensões Suspeitas

Muitas vezes acabamos por instalar complementos e extensões em nossos navegadores sem dar a mínima conta. Você pode verificar se existe alguma extensão ou complemento instalado na aba correspondente a tal de seu navegador. Você vai achar uma aba própria como acontece no Chrome, onde basta você clicar em “Extensões” no menu que aparecerá tudo o que foi instalado.

Para remover as extensões e os complementos basta clicar em “Excluir” ou em qualquer ferramenta correspondente a essa ação, como é o caso do desenho da lixeira, ainda falando do Chrome. Feche o seu navegar e abra-o novamente para ter a certeza que tal aplicação foi feita.

Passo 4: Removendo Aplicativos Suspeitos do Facebook

Agora que o seu navegador está limpo, vamos limpar o Facebook dos vírus existentes. Comece deletando todos os aplicativos que não possuem utilidade para seu perfil. Caso tenha duvida sobre a seriedade de um aplicativo, basta fazer uma breve pesquisa na internet e analisar o que dizem em fóruns sobre tal. Outra forma bem eficiente de saber se o aplicativo é seguro ou não, observe se a navegação exigida por ele é segura. Para isso veja se na barra de endereços aparece o “Https” ao invés de somente “Http”.

Passo 4: Removendo Aplicativos Suspeitos do Facebook

Passo 4: Removendo Aplicativos Suspeitos do Facebook

Passo 5: Finalizando a Limpeza

Agora indicamos que você faça uma varredura com seu antivírus para saber se realmente tudo o que poderia prejudicar a sua navegação foi excluída. Após essa ação acesse a sua conta do Facebook e modifique a sua senha para uma mais segura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.