RPG Maker: Crie Suas Aventuras!

Diariamente as pessoas se entretêm com jogos eletrônicos diversos, seja no computador ou em consoles tradicionais. Dentro dessa gama de diversões, um dos gêneros mais amados são os jogos de RPG (Role Playing Game), que contém jogabilidade e história aprofundada e conquista corações de jogadores mais hardcore.

Porém, o que quase não passa na cabeça de todos esses amantes de um bom RPG, é fazer seu próprio jogo do estilo. Claro, afinal, não é nada fácil produzir um jogo. É preciso tempo, conhecimento de diversas áreas como programação, design, sonoplastia, etc…

Essas pessoas certamente não conhecem o programa RPG Maker, que facilita o processo de criação de jogos e permite que qualquer um crie sua própria aventura de modo fácil e rápido.

Rápido, Fácil e Indolor

O RPG Maker foi criado pela empresa ASCII e atualmente é produzida pela Enterbrain, ambas japonesas. A primeira versão do programa, lançada para a plataforma Windows em 1997, foi batizada de RPG Maker 95. Possuía várias limitações e gráficos abaixo da média, mas trazia facilidades para as pessoas que queriam criar seus próprios jogos eletrônicos. A engine gráfica era semelhante aos antigos jogos de Super Nintendo e Mega Driver, que eram populares na época.

rpg maker-1

Rápido, Fácil e Indolor

O usuário podia escolher suas músicas, construir cenários e mapas com uma interface simples, construir personagens, escrever diálogos e tudo mais com uma facilidade imensa. A programação era substituída por um sistema denominado “Eventos”, fácil de ser aprendido e muito intuitivo.

O sucesso veio na próxima versão do programa, o RPG Maker 2000, que adicionou muitas novas funções e possibilidades aos criadores de jogos. Era possível customizar quase tudo nos jogos, além de inserir seus próprios gráficos e músicas previamente feitas em algum outro programa usuários de Photoshop, CorelDRAW e desenhistas podiam enriquecer ainda mais suas criações). A versão seguinte, RPG Maker 2003, trouxe ainda mais recursos.

Uma Linguagem Fácil e Completa

Mas foi na versão RPG Maker XP que o programa passou a ser mais respeitado, desde que trazia incríveis melhoras gráficas e a possibilidade de incrementar seus jogos com uma linguagem de programação de fácil aprendizado e amplos resultados: o RGSS (Ruby Game Scripting System). Com tal linguagem, era possível reproduzir e construir sistemas de batalha inteiros, por exemplos. Concursos e campeonatos de programadores passaram ser criados, como forma de testar a ferramenta e ver até aonde programadores iam em criatividade na hora de criar novos sistemas.

rpg maker-2

Uma Linguagem Fácil e Completa

A última versão lançada do programa foi a RPG Maker VX, que melhorou ainda mais a definição gráfica e alterou um pouco da programação. O RGSS 2 passou a ser utilizado, enquanto programadores da ferramenta conseguem até mesmo reproduzir sistemas de jogos famosos (como os sistemas de batalhas da famosa série Final Fantasy).

Em Muitos Outros Lugares

O RPG Maker também ganhou espaço em outras plataformas além do Windows.

Existem versões para os consoles Game Boy (e toda a sua série, color, Advance, etc.), Nintendo DS, Playstation 1, Playstation 2 (onde era possível criar mapas e personagens em 3D), e até mesmo celulares que rodem aplicativos Java.

O RPG Maker é gratuito aqui no Brasil, então se você tem interesse em Game Design, mas não tem conhecimento na área, baixe o programa e comece agora mesmo a criar suas aventuras. Diversas comunidades online ajudam pessoas no início da chamada “carreira Maker”, como o fórum Mundo RPG Maker.

rpg maker-3

Em Muitos Outros Lugares

Vale lembrar ainda que, se você desconfia que possa sair um jogo realmente bom dessa ferramenta, é só observar jogos famosos como Memories of Mana, fan-game feito pelo americano MOG Hunter e que apresenta qualidade igual ou superior á jogos profissionais. É ver para crer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Materia rapida e legal eu sou um “maker” a alguns anos e falo que o programa ajuda bastante mais so corrigindo o MOG Hunter e brasileiro e não americano e a ultima versão que saiu foi a VX ACE e não a VX

    will garcia 7 de fevereiro de 2012 18:38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.