Como Desenvolver Aplicativos Para Smartphones

Primeiramente, antes de pensarmos em qual aplicativo desenvolver, qual plataforma optar ou quais ferramentas utilizar, é importante conhecer o mercado em potencial, ou seja, tomar conhecimento da situação/problema é que vai nos permitir pensar nas soluções que podem ser desenvolvidas.

Atualmente, o mercado corporativo é um dos segmentos mais lucrativos e uma das maiores demandas é a criação do dashboard. Trata-se de um sistema instalado no smartphone ou tablet que permite a visualização de todos os processos de uma empresa sem a necessidade do uso de um PC ou notebook, acessando a internet por meio de um navegador, inserindo login e senha.

Aplicativos

Aplicativos

Para aqueles que desejam criar aplicativos para o consumidor final, a escala se torna importante, pois para ganhar dinheiro com apps que custam US$ 0,99 será necessário que muitas pessoas o comprem. A publicidade torna-se fator muito relevante, mas também é possível disponibilizar gratuitamente o aplicativo para torná-lo popular e ganhar dinheiro com as ferramentas que forem agregadas posteriormente.

Para ter sucesso em um mercado tão competitivo quanto esse também é necessário ter espírito empreendedor. O posicionamento dos produtos no mercado, a comunicação com o usuário, a interação com a interface pode fazer a grande diferença.

O desenvolvimento de aplicativos requer certo conhecimento prévio de programação, pois cada sistema operacional possui linguagem e ferramentas para desenvolvimento diferentes. Por exemplo, a linguagem nativa do iOS é o Objective-C, já do Android e o Blackberry utilizam o Java, enquanto o Windows Phone usa o C#.

Várias empresas disponibilizam plataformas para desenvolvimento de apps online, com ferramentas, informações, vídeos e tutoriais de apoio. No entanto, a publicação na loja das marcas faz com que seja necessário submeter o programa para aprovação e pagar uma comissão do total arrecadado ou uma taxa fixa para a disponibilização dos aplicativos em suas lojas.

Os que não possuem conhecimento em programação também podem desenvolver aplicativos através de páginas na internet que disponibilizam ferramentas simplificadas que podem ser gratuitas ou pagas. Nestes casos, o poder de criação fica limitado às opções disponíveis do site. Uma alternativa para quem possui uma boa ideia é contratar empresas especializadas na área e deixar ao cargo delas o desenvolvimento do aplicativo.

A Tecnologia na Palma das Mãos

A Tecnologia na Palma das Mãos

Então, por exemplo, para os interessados em desenvolver aplicativos para Blackberry a empresa disponibiliza por meio da Blackberry Developmer Zone, 6 plataformas de desenvolvimento (C/C++ Native SDK , HTML 5 Web Works, ActionScript Adobe AIR, JAVA Adroid Runtime, JAVA BlackBerry Java, Themes – Themes Studio) e a disponibilização dos aplicativos é realizada na loja online Blackberry App World e possui um custo de U$200,00 para até 10 aplicativos.

Não é preciso ser um Steve Jobs ou um Bill Gates para ganhar dinheiro no mundo dos smartphones ou ser um programador sênior com mestrado em Harvard para desenvolver bons aplicativos. O importante é saber observar as oportunidades de negócio, ser bom no planejamento, acreditar na sua ideia e contar com um pouco de sorte.

Por Felipe Baudouin

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.