Como Liberar Espaço no Smartphone

Se você tem um smartphone e gosta de explorar todas as funcionalidades do seu aparelho, com certeza já sofreu alguma vez com a mensagem de falta de memória. Além de não ter como salvar arquivos novos e baixar aplicativos da rede, o sistema operacional ainda vai perdendo sua agilidade e ficando quase que impossível de mexer. Além desses detalhes, alguns ainda travam, desligam e respondem a falta de memória de diversas maneiras diferentes.

Caso você esteja passando por isso no momento e não quer sair deletando tudo o que tem por achar que todos os itens salvos em seu celular são importantes, vamos então ver algumas dicas para resolver tal situação. Logo abaixo ensinamos alguns métodos que você pode sanar o problema de falta de memória em seu smartphone e a partir dessas dicas, basta você ver qual a melhor e usar no seu dia a dia.

Use Mais o Cartão de Memória

Alguns aparelhos quando precisam salvar algum arquivo, dão a opção de você salvar na memória do telefone ou no cartão SD. Se você passar a salvar alguns itens menos importantes diretamente no seu cartão, a memória do seu celular não será consumida e ele continua com espaço livre para funcionar perfeitamente. Mesmo que não tenha a opção prévia para salvar no cartão, você pode ir ao sistema e fazer essa alteração, principalmente se forem aplicativos.

Dependendo do modelo do seu celular você vai encontrar essa opção dentro do menu “Configurações” e em seguida dentro da opção “Aplicativos”. Para mover o mesmo para o cartão SD, basta selecionar esta opção, caso ela apareça. Se não for o caso do seu modelo, acesse este mesmo menu através do cabo USB do celular e faça a transferência pelo computador.

Realize Limpezas no Cache do Sistema

Cache é uma área de qualquer sistema operacional que armazena dados ou qualquer processo que realizamos com mais frequência em nossos aparelhos. Eles ficam guardados para poder reconhecerem a ação em uma próxima vez e realizar o processo mais rapidamente. Com o tempo, esses dados vão se acumulando mais e mais e quando nós percebemos, grande parte da memória do nosso aparelho está totalmente comprometida.

Para fazer essa limpeza, basta ir na mesma tela onde estão os seus aplicativos e escolher a opção “Excluir cache”. Com essa ação você vai ter todos os dados armazenados excluídos e em caso de aplicativos que pedem identificação de uso, é muito mais vantajoso você realizar esse login sempre do que ter a memória do seu celular ocupada. O ideal é que você faça essa limpeza pelo menos 2 (duas) vezes por semana se tem um uso constante do seu aparelho ou 1 (uma) vez por semana se for um usuário mais razoável.

Quais Aplicativos Você Realmente Usa

Este é um erro que cometemos com mais frequência em relação aos smartphones. Existem muitos aplicativos que baixamos por uma razão ou outra e usamos pouquíssimas vezes até perderem a graça. Isto acontece muito com jogos. Depois eles ficam lá no celular ocupando memória do aparelho e você precisando de espaço para um novo arquivo. Então, naturalmente habitue-se a deletar aqueles que não usa mais. Se fez o download por curiosidade e não gostou, delete imediatamente. Se é aquele aplicativo que você usa esporadicamente, uma boa saída é desinstalar e instalar sempre que for usar, mas nesse caso só é vantagem se você usar um aplicativo com intervalor de tempo de 1 (um) mês ou mais.

Delete Fotos e Músicas sem Uso

Da mesma forma que indicamos proceder com os aplicativos, você pode fazer com suas musicas e fotos, principalmente as fotos. Quem tem celular com câmera gosta muito de tirar foto de tudo para postar em suas redes sociais e muitas vezes, essas fotos ficam armazenadas sem função alguma na galera do seu aparelho.

Então tirou uma foto e já postou em suas redes sociais como o Facebook e o Instagram? Então você já pode deletar do aparelho e sempre que precisar ver a imagem, basta recorrer à estes perfis. O mesmo quesito é valido para aquelas pessoas que gostam de salvar os vídeos que recebem constantemente do whatsapp ou que gravam pela câmera do celular.

Estes arquivos acumulam muita memória e podem ser dispensados com um tempo ou salvos em um computador.

Use a Navegação em Nuvem

Depois que inventaram a navegação em nuvem você não tem mais desculpas para dizer que não há espaço em seu aparelho para todos os seus arquivos. Os sistemas mais modernos já vêm com o aplicativo de backup para que você faça upload de todos aqueles itens que lhe interessa, mas que ocupam muito espaço em seu aparelho. Lembrando que isso se restringe à arquivos de fotos, vídeos, ou qualquer outra extensão que fique salva na galeria. Você também pode salvar algumas pastas de notas e textos.

Caso o seu aparelho não tenha essa função, é possível baixar um aplicativo de nuvem como o Sound CLoud ou semelhante e começar a usar. Para salvar basta ir no arquivo em seu celular, selecionar o que você deseja mover para nuvem e no botão de funções do seu aparelho, escolher essa opção. Os aparelhos com sistema operacional Android, já recebem essa opção sempre que você for salvar um arquivo, então imediatamente ele já pode ir para sua conta em nuvem e jamais passar pela memória do aparelho.

Salve os Arquivos no seu Computador

Fazer um backup pelo menos 1 (uma) vez por mês e mover todos aqueles arquivos importantes, mas que não são tão usados mais, é uma saída eficiente para desocupar mais a memória do seu aparelho celular. Caso você seja aquele usuário que quase não salva nada, esse prazo para backup pode se estender mais um pouco e você recorrer à ele sempre que sentir que o sistema do seu aparelho está um pouco mais lento.

Para fazer essa transferência é preciso ter um cabo USB ou fazer a conexão via Bluetooth. É muito simples e leva poucos minutos para ser realizada. Essa também é uma forma de você não perder seus arquivos importantes caso o aparelho dê defeito ou seja roubado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.