Plug and Play

Plug and Play (PnP) é uma tecnologia que permite a você conectar um dispositivo ou inserir um cartão em seu computador e este é automaticamente reconhecido e configurado para funcionar em seu sistema. O Plug and Play é um processo simples mas que exigiu um esforço concentrado por parte da indústria de computadores para fazer isso acontecer.

A Intel criou o padrão PnP e incorporou o projeto de criação do padrão PCI. Mas não foi assim até vários anos depois, que um sistema operacional dominante, o Windows 95, fornecesse o sistema com suporte para PnP. A introdução do PnP acelerou a demanda por computadores com PCI, rapidamente substituindo o ISA como o padrão de escolha.

Para ser Totalmente Implementado, o PnP Requer Três Coisas:

* BIOS – O utilitário de núcleo que suporte o PnP e detecta dispositivos PnP. O BIOS também lê o ESCD para receber informações sobre a configuração dos dispositivos existentes que são padrão PnP.
* Extended System Configuration Data (ESCD) – Um arquivo que contém informações sobre os dispositivos PnP instalados.
* Sistema operacional – Qualquer sistema operacional, como Windows XP, que suporta PnP. manipuladores PnP no sistema operacional completo o processo de configuração iniciado pelo BIOS PnP para cada dispositivo. PnP automatiza diversas tarefas-chave que eram tipicamente feito manualmente ou com um utilitário de instalação fornecido pelo fabricante do hardware. Estas funções incluem o estabelecimento de:

Conexão

O pedido de interrupção (IRQ) – Uma IRQ, também conhecida como uma interrupção de hardware, é usada por várias partes de um computador para obter a prioridade da CPU. Por exemplo, o mouse envia um chamado para a IRQ toda vez que ele é movido, para deixar a CPU sabe que ele está fazendo algo. Antes do PCI, cada componente de hardware é necessária uma configuração IRQ separada. Mas o PCI gerencia as interrupções de hardware no bus, permitindo o uso de um único sistema IRQ para vários dispositivos PCI.

O acesso direto à memória (DMA) – Isto significa simplesmente que o dispositivo é configurado para acessar a memória do sistema, sem consultar primeiro o CPU.

Acesso

Endereços de memória – Muitos dispositivos são atribuídos à uma seção de memória do sistema para uso exclusivo por esse dispositivo. Isso garante que o hardware terá os recursos necessários para funcionar corretamente.
Entrada / saída (configuração de I / O) – Esta configuração define as portas usadas pelo dispositivo para receber e enviar informações.

Entrada

Enquanto o padrão PnP tornou muito mais fácil adicionar dispositivos ao seu computador, ele não é infalível.

Variações nas rotinas de software usadas por desenvolvedores de BIOS PnP, fabricantes de dispositivos PCI e a própria Microsoft têm levado muitos a se referir a PnP como “Plug and Pray”. Mas o efeito global da PnP tem sido a de simplificar o processo de atualizar seu computador para adicionar novos dispositivos ou substituir os já existentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Hardware

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.