Andar de skate não é uma tarefa das mais fáceis. Não estou falando de subir no aparato e dar algumas voltas pela calçada. Estou falando de skate hardcore, onde o que está em jogo não é um par de arranhões no joelho, mas sim um osso da sua perna ou braço. Não digo que você, meu caro leitor, tenha que se submeter a isso, tampouco esse pobre blogueiro acima do peso que vos escreve. Deixemos o skate real para os profissionais, mas no skate virtual nada nos impede de nos tornar lendas.
Era Uma Vez um Game Chamado Tony Hawk
Em tempos remotos, quando a série Tony Hawk ainda não fedia, jogar um simulador de Skate realmente inspirou muitas jovens mentes. Agora, a franquia da Actvision parece uma brincadeira de criança, com manobras absurdas, missões risíveis, e um monte do de sempre em uma versão muito, muito pior. É claro que das cinzas de uma franquia, ora bem sucedida, agora em ruínas, um novo game haveria de surgir para limpar o nome dos simuladores de skate de uma vez por todas. Eis que surge Skate, produzido pela Black Box, e publicado pela gigante Eletronic Arts.
Skate
Skate se ambienta no mundo real, com corredores que se machucam com as quedas, e manobras realistas. Nesse título da EA o jogador é convidado a de fato ser rápido e preciso nos controles. Do contrário: chão. O jogo, em seu terceiro título, manteve sua mecânica de sucesso e os movimentos dentro dos limites do mundo real com algum eventual exagero, mas ainda assim real. Mais um ponto forte do game são as competições em modo cooperativo. O jogador pode se conectar pela internet a seus amigos e disputar provas juntos. Há várias conquistas que só podem ser feitas através do modo online.
Não Tão Complicado e Nem Tão Simples Assim
Em Skate 3 os produtores resolveram dar uma mãozinha para aqueles que sempre ficam no chão quando as manobras apertam. O game ganhou novos modos de dificuldade que tornam tudo mais simples. No entanto, não é algo como Guitar Hero, — em que o número de comandos é drasticamente reduzido nos níveis mais fáceis — em Skate, as manobras continuam requerendo os mesmos comandos para serem executadas. O que muda é a velocidade e a precisão exigidas para a execução de um movimento. Em modos mais difíceis, para os jogadores mais experientes, os personagens são mais pesados e a atenção aos comandos precisa ser redobrada.
O compartilhamento de conteúdo continua sendo uma das estrelas de Skate. Os vídeos de tombos sempre foram as melhores pedidas para qualquer jogador, embora seja possível muito mais. O editor de pistas incluído no terceiro título permite a criação de cenários extras para jogar sozinho ou com os amigos e ainda para compartilhar com qualquer um na rede. O jogador pode também baixar cenários criados por outros jogadores e editá-los de acordo com seu gosto. Skate é a nova diversão para os fãs de simuladores de Skate. Um jogo com um pé no mundo real e uma pitada, na verdade quase uma mãozada, de pura diversão para se jogar sozinho e com os amigos. O jogo está disponível para Xbox 360 e Playstation 3.
Por Thiago Resende