Os que já estão acostumados com os feitos da tecnologia precisaram se sentar e talvez de um copo de água, os mais incrédulos ainda não acreditaram, mas a novidade é real: o Nintendo 3DS é capaz de gerar imagens em três dimensões sem o uso de óculos especiais. O novo portátil da japonesa nem foi lançado ainda e já está gerando alvoroço entre os jogadores por sua proposta inovadora.
3D, Como isso Funciona Afinal?
Muita gente já viu com os próprios olhos as emoções do cinema em três dimensões mas ainda não entendeu exatamente o que está por trás desse tipo de tecnologia. De forma simplificada, a telona do cinema exibe na verdade duas imagens em ângulos ligeiramente diferentes, imitando os olhos humanos.
Os óculos especiais fornecidos na entrada do cinema se encarregam de fazer com que cada olho enxergue apenas uma das imagens e o cérebro termina o trabalho unindo as duas imagens e criando a impressão de estar vendo cenas com profundidade. Filmes 3D são produzidos com câmeras especiais preparadas para capturar duas imagens ao invés de uma, como nos filmes normais em 2D.
E o 3DS?
A Nintendo parece estar disposta a uma revolução mais silenciosa com o Nintendo 3DS . O novo portátil não vem com mudanças visuais ou hardware impressionante. Mas ao que parece, o 3D será deveras suficiente para alavancar as vendas do videogame.
A mágica no Nintendo 3DS se chama Parallax Barrier. Esse dispositivo foi criado pela Sharp, e atua nos bastidores do videogame portátil posicionado logo atrás da tela principal. O Parallix Barrier faz um trabalho de seleção direcionando pixels na tela, de modo que cada olho enxergue imagens específicas, assim como os óculos 3D garantem no cinema.
Esse direcionamento ocorre de forma bastante rápida, tendo em vista que o aparelho deverá fornecer algo em torno de trinta frames por segundo, ou mais, para garantir uma jogabilidade aceitável. A pergunta que surge é: por que essa tecnologia revolucionária não é usada nos modernos televisores 3D vendidos no mercado, ou até mesmo nos cinemas? O Parallax Barrier é bastante revolucionário, no entanto não faz milagres.
Dispositivo
O dispositivo foi projetado para trabalhar com a distância de exibição e ângulo voltados para um equipamento portátil. No Nintendo 3DS, a distância entre o equipamento e os olhos do usuário é de aproximadamente 50 centímetros. Outro fator a ser considerado é o ângulo de visão. Ao usar o portátil, o usuário se posiciona de frente para a tela 3D, o que pode não ocorrer em um televisor.
Para o efeito 3D ser gerado corretamente, os espectadores precisam estar posicionados de frente para a tela. Essas limitações não se aplicam, no entanto, a telefones celulares e outros gadgets. Num futuro muito próximo, certamente veremos telefones com telas em três dimensões.
Por Thiago Resende