As redes sociais fazem parte do nosso dia a dia definitivamente. Através delas, as pessoas interagem com pessoas com os mesmos interesses e podem formar grupos para a prática de alguma atividade, como coleção de figurinhas, por exemplo. Hoje em dia existem redes sociais com os mais diversos objetivos: até comunidades virtuais só para “gente bonita” já são realidade.
Para aproveitar essa grande vantagem das redes sociais de aglutinar pessoas e fomentar idéias, pesquisadores de instituições européias resolveram desenvolver uma rede social para interação de pessoas inovadoras. Os pesquisadores garantem que a rede social pode tornar mais rápido o processo de surgimento de boas idéias conectando pessoas competentes para opinar.
Rede Social para Pessoas Inovadoras Pode Auxiliar Empresas
As empresas precisam de boas idéias e estão dispostas a procurar em todos os lugares. Mesmo assim, encontrar idéias inovadoras e lucrativas não é tarefa tão fácil, e muitas vezes empreendimentos não dão certo por falta de idéias. O mais difícil na tarefa de encontrar idéias é que na maioria das vezes elas não surgem de acordo com o esforço ou de acordo com algum processo bem definido. Geralmente uma boa idéia surge inesperadamente, em um momento de inspiração passageiro.
Mesmo que a inspiração seja algo difícil de “produzir em laboratório”, as empresas tentam diversas táticas para estimular a criatividade em seus funcionários: ambientes mais criativos e descontraídos, horário de trabalho flexível ou um sistema agressivo de incentivos são algumas das estratégias usadas pelas empresas.
Projeto
O projeto europeu de rede social para inovadores foi batizado de Laboranova, e consistia em uma plataforma de ferramentas que podem auxiliar as empresas e funcionários a gerar idéias, promovendo uma cultura de inovação dentro do ambiente de trabalho.
No entanto uma plataforma não foi o formato mais eficiente, uma vez que a inovação pode vir de diferentes formar e precisar dos mais diversos apoios. Por isso os pesquisadores resolveram criar uma suíte que contivesse várias ferramentas que poderiam ser usadas em conjunto ou isoladamente para atingir o objetivo desejado. Essa suíte é composta de 10 ferramentas imprescindíveis e 18 conceitos de inovação que devem ser aplicados durante as cinco fases de inovação pela qual uma idéia passa.
Os jogos de inovação são a primeira fase do processo, pois estimulam a criatividade. A seguir, as ferramentas para apresentar essas idéias compõe a segunda fase do processo. A terceira fase compreende ferramentas de suporte para alguns programas de apoio, seguidas pelas ferramentas de avaliação encontradas na quarta fase.
Por Último Vem a Etapa das Comunidades de Compartilhamento
Existem várias ferramentas e jogos disponíveis para auxiliar o desenvolvimento do pensamento criativo, entre jogos onde o usuário deve escolher entre desenvolver um processo ou produto e sites onde os inovadores podem submeter seus produtos á avaliação.
Neto