Muitas pessoas no Brasil estão adquirindo os novos lançamentos da Apple que viraram febre mundial, o iPad e o iPhone 4. No entanto, encontrar o card certo para o aparelho é uma luta aqui no Brasil, já que a única operadora que vende o MicroSIM no Brasil é a Vivo.
Embora a Vivo venda o produto exclusivamente no Brasil, isso é feito somente em algumas lojas autorizadas o que dificulta a vida de pessoas que não moram próximas desses estabelecimentos. Quem deseja comprar o iPad ou iPhone mas não quer se submeter a comprar o produto da Vivo, não tem muitas opções. Ou se limita a usar o que vem com o aparelho comprado ou acaba importando o produto.
Usuários Adaptam o Card para Usar como MicroSIM
No entanto alguns usuários que queriam ter o MicroSIM mas não conseguiam comprar começaram a improvisar o produto, recortando-o no tamanho adequado. Embora seja uma técnica que exija o máximo de cuidado para não perder o card, muitos usuários estão aderindo e dizendo que realmente funciona.
Faça seu Próprio MicroSIM
O primeiro passo é pegar o SIM card e colocá-lo sobre uma superfície lisa e firme. É importante que a parte que armazena os contatos fique virada para cima. Coloque sobre o SIM Card o microSIM que veio junto com o aparelho comprado – o microSIM deve cobrir toda a área dos contatos.
Com o cartão firmemente posicionado, marque com uma caneta ou lápis o contorno do microSIM sobre o SIM Card. Em seguida, passe um estilete ou lâmina fina sobre a marcação para criar sulcos no cartão. O corte deve ser feito vagarosamente porque o material que compõe o cartão é resistente, e se o estilete for passado com muita força ele poderá deslizar sobre o cartão estragando a área de contatos ou provocando cortes e outros acidentes.
Com os sulcos marcados nos quatro lados é hora de cortar, mas com cuidados para evitar acidentes. Para isso use uma régua como ponto de apoio sobre o cartão, e passe o estilete rente à régua sobre o sulco já feito anteriormente.
Dica
Se não for suficiente para cortar a extremidade, repita o procedimento até que a lateral do cartão saia. Depois é só realizar o procedimento para os outros lados do cartão, até que ele fique do tamanho do cartão microSIM. Depois é necessário aparar a ponta localizada no lado esquerdo do cartão.
O acabamento pode não ficar perfeito, mas é só realizar os ajustes necessários usando estilete ou uma lâmina fina para não estragar o cartão. Mas é preciso ter cautela na hora de realizar os ajustes pois se cortar demais o chip ficará pequeno e não ficará perfeitamente encaixado no suporte, podendo apresentar problemas de contato.
Neto