A criação dos alimentos transgênicos e a grande polêmica em torno do assunto, tem dado notoriedade ao curso de graduação em biotecnologia, que, entre suas múltiplas capacitações, forma profissionais aptos a introdução e desenvolvimento de pesquisas para criar processos ou produtos biotecnológicos, agregando valores sociais e econômicos em diferentes setores, com destaque para a agricultura.
O curso de bacharel em biotecnologia associa os tradicionais conhecimentos em biologia e química as tecnologias novas e também inovadoras nas áreas de saúde, química, ambiental e de alimentos, formando profissionais multidisciplinares, com formação sólida em biologia, física, química, informática e estatística. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a profissão e o curso de bacharel em biotecnologia, sua área de atuação e o mercado de trabalho.
O que é Biotecnologia e sua Área de Atuação
Biotecnologia em um sentido amplo é a aplicação da biologia com fins tecnológicos e também comerciais, através da utilização dos organismos vivos na criação ou transformação de produtos, ou seja, a biotecnologia é responsável pela manipulação das células /e/ou microorganismos, inclusive a transformação de DNA, para obter novos produtos ou transformar os produtos, processos e/ou serviços, com objetivo de agregar valores, renda e também o bem estar da população.
A biotecnologia moderna é explorada pelo homem especialmente para aplicação na saúde humana e animal, no meio ambiente, na agropecuária, nas indústrias e na prestação de serviços. Alguns dos exemplos mais conhecidos da biotecnologia aplicação é a insulina produzida através de microorganismos, remédios com efeitos colaterais minimizados, kits modernos para o diagnóstico de doenças e as sementes transgênicas que produzem plantas mais resistentes as pragas.
O Curso Acadêmico
O curso de bacharelado recebe nomes diferentes em algumas universidades tais como Engenharia Bioquímica na USP em Lorena, Engenharia de Bioprocessos na UFRJ, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na UERGS e UFPR e Ciências Biológicas com ênfase em biotecnologia na Univali.
No entanto o currículo de todos os cursos segue uma linha comum a todos, com uma base sólida de biologia, química, física, matemática, informática e estatística, além de disciplinas técnicas como engº bioquímica, tecnologia e produção de vacinas, biossegurança, melhoramento genético, entre outras. Os cursos tem em média de 4 a 5 anos de duração e o trabalho de conclusão é a apresentação de um projeto em área afim. Algumas universidades também oferecem o curso de tecnólogo em biotecnologia.
O Mercado de Trabalho
Com a regulamentação do uso de transgênicos e células troncos através da Lei de Biossegurança, há uma grande demanda no Brasil pelos profissionais da área, havendo importantes investimentos do governo federal e das empresas privadas na produção dos combustíveis renováveis, dos alimentos transgênicos como a soja, milho e algodão, no desenvolvimento de vacinas e medicamentos, no melhoramento genético de animais para produção de carne e no desenvolvimento de diversos outros produtos e de patentes, abrindo um espaço muito importante para o profissional, que tem um mercado em expansão a sua frente.