O serviço integrado ao Google Maps, o Street View, foi disponibilizado para os usuários brasileiros no fim desse mês de setembro. O Google fotografou 51 cidades em todo o país tem coberta a maior parte de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. O Brasil é o primeiro país da América do Sul a receber o serviço.
Ruas e Ladeiras
O Google Street View está presente em seu lançamento em 51 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As capitais desses estados tiveram suas ruas fotografadas em maior parte. Regiões de favelas com acesso perigoso e difícil foram deixadas de fora de início. O gerente de produtos do Google no Brasil, Marcelo Quintela, afirmou que a empresa tem interesse em mapear essas regiões e está trabalhando nisso.
Além das capitais dos estados já cobertos, o Street View se concentrou bastante em cidades com mais importância em suas regiões. Cidades históricas de Minas Gerais como Tiradentes, Mariana, Ouro Preto, Diamantina — mostrada na série A Cura da Rede Globo —, e Congonhas, estão na lista dos municípios cobertos pelo Street View.
As fotografias mostradas no Street View são tiradas com veículos adaptados especialmente para essa função. Há também as chamadas Trike, bicicletas especiais carregando câmeras do Google para fotografar áreas de difícil acesso e ambientes fechados como museus e parques. O Street View também incorpora a seu acervo fotos enviadas por usuários, a fim de cobrir localidades onde não houve acesso por parte dos veículos da empresa.
O Brasil Inteiro em Dois Anos
Segundo Quintela, o objetivo do Google é mapear todo o Brasil. Em dois anos, o serviço deverá ter coberto cerca de 90% de todas as ruas do país. Na lista das próximas cidades a ingressar no Street View estão capitais como Brasília, Porto Alegre e Curitiba. Essas cidades já estão sendo mapeadas há algum tempo e deverão estar disponíveis nos próximos meses.
Como Funciona a Captura?
Os carros e bicicletas do Google que circularam pelas cidades mapeadas, e ainda vão circular por outros municípios do país, contam com 9 câmeras e um sistema de GPS. As câmeras do Street View capturam imagens na horizontal em 360 graus, permitindo uma visão panorâmica, e de 280 graus na vertical.
Ao visualizar uma das fotos do Street View, tem-se a sensação de estar olhando de fato para o local. Há a liberdade de movimentar a câmera em todas as direções e visualizar o mesmo instante de vários ângulos, algo como o Hiro na série de televisão Heroes fazia quando congelava o tempo com seus poderes.
O usuário pode ir seguindo o caminho feito pelo carro do Google avançando pelas ruas da cidade. Ao mesmo tempo em que conhece a paisagem, o serviço fornece informações sobre os locais e localização. Para os futuristas que já estão acostumados com o termo: o Street View é uma espécie de realidade aumentada na tela do seu computador.
O Street View não vai tardar em se consolidar em todo o país, principalmente com a iminente chegada dos dois maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo e as Olimíadas.
Por Thiago Resende