A memória DDR, ou Double Data Rate, é conhecida como uma tecnologia de memória evolucionista, baseada no antigo modelo SDRAM. O acesso à DDR em relação às memórias SDRAM é o dobro da velocidade, quando comparado com a taxa de acesso dos modelos SDRAM. Isso ocorre porque a transferência de dados é feita por duas vias do barramento. A transferência de dados é muito rápida. O consumo de energia também é menor, quando comparado à SDRAMs do tipo convencional ou quaisquer outros tipos de memória já fabricados. Um gigabyte de memória DDR está se tornando o módulo de menor capacidade de memória nos sistemas implantados. Os computadores de hoje exigem alta capacidade de memória RAM para executarem as mais diversas atividades. Isso ocorre porque as aplicações consomem cada vez mais memória física e virtual, além de serem fator importantíssimo para melhorar o desempenho do sistema.
Os tipos existentes de memória DDR
A memória DDR pode ser conseguida com base no tipo de sistema e as preferências do usuário. A memória DDR pode ser facilmente encontrada como DDR1, DDR2 ou DDR3. A escolha certa da variante DDR determina o desempenho geral do sistema de computador. A memória DDR1, de 1 GB, é fabricada sem buffer. Suas linhas de controle e endereço são destinadas a diminuir a carga de sinal. Sem buffer, a memória DDR1 não é como os outros tipos de sua família e só pode ser instalada em uma placa mãe single com um máximo de quatro pentes de memórias de 1 GB.
A memória DDR2 é a memória da segunda geração da família e possui uma menor velocidade de leitura, de 400MHz, que realmente vem a ser a menor velocidade de memória DDR. Esta seria a ideia da velocidade das memórias DDR2.
A memória DDR3 começa com a velocidade de 400 MHz para leitura. As memórias DDR3 disponíveis hoje no mercado funcionam a uma velocidade de quase dois bilhões de transferências de dados em um segundo.
Compatibilidades
A memória DDR precisa ser adquirida com base na compatibilidade do sistema de seu computador. O seletor de memória pode ser usado para descobrir os upgrades de memória compatíveis, ou você pode mesmo usar o sistema para saber a compatibilidade da memória DDR a ser comprado. A identificação dos chips usando o número da peça é possível hoje.
Os módulos e o tamanho do chip devem ser identificados e, então, serem multiplicados pelo número de chips no módulo, com o tamanho para a determinação da capacidade de memória.
Vários fabricantes de RAM utilizam-se de métodos de identificação variados, já que é difícil conseguir identificar os chips sem ver o número da peça fornecido em seus sites.