Desenvolvimento Tecnológico

Não é novidade para ninguém mais que a nossa sociedade está cada vez mais desenvolvida, não é mesmo? Existem diversas provas que podem nos mostrar isso: quem é que iria imaginar que estaríamos estudando os confins do nosso Sistema Solar que ainda é tão inimaginável para a nossa cabeça, não é mesmo?

Pois bem. Diferente de outras civilizações (se é que existem), a civilização humana sempre teve o trunfo de poder racionar e buscar explicações para as coisas que pareciam ser impossíveis de serem explicadas. Com isso, com essa vontade de questionar e aprender, é que estamos aqui hoje lendo esse artigo.

Além de todo o desenvolvimento da tecnologia de exploração espacial, não podemos nos esquecer dos avanços que a sociedade se viu incluída a partir de quando o ser humano decidiu ser prático naquilo que fazia: podemos dizer que as primeiras lanças e flechas utilizados pelos nossos ancestrais para pode caçar eram uma tecnologia de ponta. Para a época, claro, mas era uma tecnologia bem complexa.

E assim caminha a humanidade: a possibilidade de fazer com que tudo possa ser resolvido por meio da tecnologia é um fato que anima a muitos. E, no nosso artigo de hoje, iremos falar de alguns produtos que, realmente, fizeram a diferença nos últimos tempos para a vida humana na Terra. Confira:

A Roda

A invenção da roda foi um dos eventos mais importantes da vida do ser humano, Digo isso com tranquilidade pois, desde sempre, procuramos fazer as coisas com um gasto bem pequeno de força e de raciocínio. Antigamente, os nossos ancestrais precisavam arrastar diversos tipos de objetos com muito peso que acabavam se tornando um trabalho muito complicado. Com isso, trataram de fazer com que esses objetos fossem melhor realocados: isso é, com a criação da roda, logicamente.

Sendo, primeiramente, diversos troncos de madeira lapidados, a roda logo caiu no gosto da humanidade, que foi moldando-a conforme as necessidades de cada época. Hoje, ela é um elemento muito importante para a indústria automobilística ( e com bastante razão, não é mesmo?).

Uma das aplicações da roda na história foi, segundo historiadores, para a construção das grandes pirâmides egípcias, que, até hoje, são envoltas em diversos mistérios.

O Fogo

O fogo foi um elemento químico chave para que o ser humano pudesse sobreviver. Não é um drama, é a realidade: naquela época, os nossos ancestrais caçavam a comida e faziam a refeição dessa comida crua. É de se imaginar a grande quantidade de seres humanos que perderam as suas vidas por comer carne contaminada por vermes e outros tipos de bactérias. Com o surgimento do fogo, além de proteção de todos eles, era possível com que eles se protegessem de predadores e de outros perigos relacionados a animais. É até hoje um companheiro inseparável das nossas cozinhas.

O Telefone Celular

Já chegando a uma era mais moderna, digamos assim, o celular é a maior prova de como a tecnologia pode mudar de repente. Entrando em modo comercial nos anos 1990, os celulares apresentaram um grande salto de qualidade em tudo: atualmente, ele é uma central multimídia que está em nossas mãos: podemos tirar fotos, ler e enviar documentos, fazer transações bancárias, enfim. Muitas coisas.

Em 1990, a principal função do telefone celular era receber chamadas e pronto. Hoje, você pode conversar com seus amigos pelas redes sociais ao invés de gastar dinheiro com uma ligação que não costuma ser barata. A evolução do telefone foi tão absurda que muitas pessoas defendem que a invenção se torne a maior de todos os tempos. Porém, é necessário esperar para ver e não se precipitar, não é mesmo?

Mas, analisemos de uma forma amis sincera: o celular é fruto de uma época onde telefone  convencional, computadores, televisores e videogames se completavam. Ou seja, o celular que hoje temos no bolso ou que está sendo utilizado para ler esse artigo e navegar na internet é uma junção de tudo isso em um aparelho só: informação, entretenimento e comunicação.

O futuro dos smartphones ainda não foi claramente definido. Mas, um dos conceitos que talvez seja mais utilizado daqui para a frente é na possibilidade de melhorar ainda mais as suas câmeras, que são sempre o ponto alto de um celular.

Os Tablets

Por muitos e muitos anos, os computadores domésticos foram os verdadeiros queridinhos de todo mundo, não é verdade? Pois bem. O maior problema disso é que, com o passar do tempo e com a evolução tecnológica, era esperado que um substituto à altura dos computadores pudesse vir a substituí-lo.

E, em 2010, foi apresentado ao mundo, pelas mãos do finado Steve Jobs, o aparelho que prometia revolucionar a interação máquina – ser humano: estamos falando do tablet. O  iPad, da Apple, prometia ser o “fim” das revistas e livros vendidos na forma física, colocando como primordial a mídia digital. No começo, o produto causou um certo alvoroço, inclusive na concorrência que tratou logo de lançar tablets mais acessíveis que o da maçã.

Realmente, as suas vendas foram bastante satisfatórias no começo, puxando até mesmo as concorrentes, como a Samsung. No entanto, o que as empresas não contavam era com o puxão de orelha que levaria dos consumidores: eles começaram a preferir os smartphones com telas de até seis polegadas. Como o tamanho de tela mínimo de um tablet é de sete polegadas, passou a ser bem incômoda carregar um tablet por aí, não é mesmo? Desde então, as vendas de tablets só caíram com o passar do tempo e, hoje, parecem ter se estabelecido em um patamar bem diferente do que cinco anos atrás.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.