Como Funciona a Transmissão Automática

Transmissão automática, é aquela caixinha na base do seu carro que o libera de ter que mudar de marcha por várias e várias vezes, e ter que ficar alternando hora um pé no pedal de freio e hora no pedal da embreagem. É um tipo de transmissão de veículos a motor que muda as marchas automaticamente, assim você pode dirigir mais sossegado.
É importante saber que esta é apenas uma variação da transmissão manual do motor, assim como existe também a transmissão semiautomática.

Cambio

Cambio

Há uma série de faixas diferentes para a transmissão automática que tornam muito mais fácil o exercício de dirigir um carro com transmissão automática. Alternar entre os diferentes modos exige que o condutor do veículo pressione um botão na alavanca de velocidades, que é chamada de “botões para mudança” e uma vez que o equipamento é movido o botão trava a engrenagem no lugar para ter certeza que não entrem mudanças de marcha indesejadas.

Estados Da Transmissão Automática

Iremos agora falar um pouco dos modos em que opera a transmissão automática: P – vem do inglês Park, quando selecionada, a transmissão é travada de um modo que o carro está apto a se mover em qualquer direção. Mas a transmissão em modo Park bloqueia a transmissão de rotação para o motor.

Cambio Automatico

Cambio Automatico

Mas isso não significa que as rodas do carro deixaram de se mover, e é por isso que a caixa de mudanças em modo Park deve ser utilizada em conjunto com o freio de mão, para garantir que o carro não se mova.
O modo R significa Reverse, que é o modo do câmbio que torna possível ao carro andar para trás. Para selecionar esse modo de velocidade, o carro deve estar completamente imóvel. Caso contrário, poderá causar danos internos ao sistema de mudanças.
O modo N significa Neutro, que é quando todas as conexões da transmissão estão desengatadas das rodas motoras, de modo que o carro possa se mover livremente. Este recurso é normalmente utilizado em lugares onde o carro não precisa do motor para exercer qualquer força para empurrar o carro para frente.
Por fim temos o modo D, que vem do inglês Drive, que é efetivamente quando a transmissão automática aciona sua gama de engrenagens, permitindo que o carro acelere enquanto automaticamente faz as mudanças de marchas graças a esses intervalos de engrenagem. Há normalmente transmissões de até cinco velocidades. Mas os modelos mais recentes têm chegado ao mercado com até sete velocidades.

Marcha

Marcha

Dependendo das necessidades de terreno e do país que vai ser comercializado, existem ainda alguns outros modos de transmissão, que bloqueiam parcialmente a caixa de mudanças para uma quantidade limitada de marchas, o que é ideal, por exemplo, quando se depara com terrenos cobertos por gelo. Mas os modos citados acima são os que estão presentes em todas as transmissões automáticas no mundo, independente do país ou carro que esteja instalada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.