Se você tem uma rede sem fio em casa ou em seu escritório, você precisa urgentemente criptografá-la. Se você não está fazendo isso, me desculpe, mas você está louco. Você está pagando uma conta mensal para o serviço de Internet e, em alguns casos, isso é muito caro. Por que você não criptografa sua rede para evitar que estranhos usem o que você está pagando? Criptografar sua rede sem fio é mais fácil do que você pensa. Não é inteligente não tirar proveito disso. Maneiras de usar criptografia Existem várias maneiras diferentes para criptografar uma rede sem fio. Isto pode ser feito através das configurações administrativas do seu roteador. Uma vez que você navegar até essa página, você pode criptografar sua rede de várias maneiras.
Os padrões WPA e WEP são os dois tipos mais comuns de criptografia sem fio. O padrão WEP é como a criptografia começou no mundo sem fio, mas também é a forma mais fácil de criptografia para ser quebrada. O padrão WPA é uma forma mais segura de criptografia, e é amplamente aceito para uma variedade de dispositivos portáteis. Enquanto a maioria é baseada no Windows XP, computadores serão capazes de usá-las. Criptografia significa tranquilidade Na maioria dos casos, uma pessoa não será capaz de quebrar a rede. Somente hackers e pessoas especializadas conseguem fazer isso. Entretanto, se alguém é determinado, é possível que esta pessoa seja capaz de entrar em sua rede. Uma vez em sua rede, essas pessoas podem procurar os arquivos que você tenha configurado para compartilhar ou apenas bagunçar.
Se você tiver pastas criadas com informações pessoais, estas estarão totalmente visíveis para qualquer pessoa que entrar na sua rede sem fio. É por todos estes motivos que criptografar sua rede é vital para a segurança e também para a privacidade de qualquer informação que você possa vir a compartilhar na rede com as pessoas que você confia, e por isso estão autorizadas a ver suas informações. Dicas A melhor escolha de segurança é sem dúvida o padrão WPA, uma vez que tem se mostrado a melhor maneira de se proteger contra invasões e pela ampla gama de outros dispositivos em sua rede que o aceitam sem maiores problemas.
Se você optar em utilizar o padrão WEP, faça o seu melhor para chegar a uma senha aleatória, que não seja de fácil adivinhação, pois alguém pode tentar obter acesso para ver as informações da sua rede. Independente da sua escolha, você nunca deve ficar sem algum tipo de criptografia na sua rede, pois assim você estará vulnerável a todas as formas de ataque ou simplesmente deixará que a sua conexão com a Internet seja roubada, enquanto o seu dinheiro vai para pagar uma conta que você deveria, mas não é o único a usar.