A tecnologia Wi-Fi tornou possível realizar uma grande demanda de outras aplicações. A tecnologia agora é encontrada em uma multiplicidade de dispositivos eletrônicos, bem como receptores de home theater, dispositivos de jogos portáteis, leitores de DVD e até câmeras digitais. A maioria das pessoas relacionam o termo Wi-Fi com a capacidade de navegar na internet sem fios. Embora essa definição não seja incorreta, há muito mais do que a tecnologia Wi-Fi pode proporcionar em comparação ao simples fatos de navegar na internet. Abreviatura de “Wireless Fidelity”, a tecnologia tem provado ser um dos mais populares padrões de comunicação sem fio no mercado das últimas duas décadas.
Em seus primórdios, a tecnologia Wi-Fi foi quase exclusivamente usada para conectar computadores portáteis sem fio à Internet através de LANs. Mas, graças à imensa flexibilidade que essa tecnologia proporciona, esse não é mais o caso. O que é Wi-Fi Wi-Fi é tecnicamente uma marca registrada para o padrão wireless e é de propriedade da Aliança Wi-Fi, muito parecido com Bluetooth ®, que é marca registrada do Bluetooth Special Interest Group. No entanto, o termo tornou-se tão amplamente utilizado (como Xerox ®), que se transformou em um termo genérico, e os direitos autorais não são mais protegidos. Ao lidar com Wi-Fi, há certas questões que precisam ser mantidas em mente. E o melhor é que, antes de se envolver com esta tecnologia, aprendemos algumas regras para usar o Wi-Fi.
Por exemplo, proteger sua rede Wi-Fi que requer muito mais esforço. Segurança Os pontos de acesso Wi-Fi não vêm com criptografia, e você tem que proteger o seu computador quando a rede está instalada e funcionando. Uma rede sem fio desprotegida é suscetível a ataques de hackers, dando acesso a todas as informações armazenadas pelos dispositivos em sua rede. Além disso, computadores não autorizados também serão capazes de se conectar à sua rede, ocupando a banda e prejudicando o desempenho geral da sua rede. Para proteger redes Wi-Fi, você pode instalar proteções de segurança como o Internet Protocol Security (IPSec), Wired Equivalent Privacy (WEP) ou o mais utilizado: O Wi-Fi Protected Access (WPA2).
Uma maravilha tecnológica O fator mobilidade é uma das maiores vantagens do Wi-Fi gratuito. Enquanto você está muito próximo de um ponto de acesso ou de hotspots, você pode se conectar à internet em qualquer lugar, seja em um restaurante ou no aeroporto. Hoje em dia, muitas áreas públicas oferecem acesso à Internet através de redes Wi-Fi. Desde o início desta tecnologia, os usuários descobriram rápido as suas vantagens. Em primeiro lugar, ela permite que redes locais (LANs) possam ser instaladas sem cabeamento, reduzindo assim os custos de instalação de rede e expansão. Isso é particularmente útil em áreas onde os cabos não podem ser instalados, como locais ao ar livre ou edifícios históricos. Agora, não precisamos estar vinculado às nossas estações de trabalho para acessar e-mails ou navegar pela net.