Faça Apresentações Bacanas sem Muito Trabalho

Tempo é uma palavra que nem todo mundo tem o luxo de dizer que tem. Seja no trabalho ou para a faculdade, uma apresentação de slides bem feita abre as portas diretamente em direção ao sucesso frente ao seu comprador ou professor. O problema é que o tempo para preparar uma boa apresentação, muitas vezes, se torna mais longo do que o disponível pelo usuário. Algumas facilidades presentes no Microsoft Office Power Point 2007, e também na nova versão disponível em breve, o Office 2010, podem ser uma mão na roda para os usuários mais atarefados pendurados pelo pescoço com seus chefes por causa de uma apresentação.

Poluição Visual Para Fora dos Slides

Nada pior no dia a dia das grandes cidades do que a grande quantidade de poluição visual com a qual nos deparamos todo o tempo. Numa apresentação de slides não é diferente. Slides mal organizados, abarrotados de textos, com animações infantis, sons irritantes e gráficos difíceis de entender com certeza não farão você cair nas graças do chefe.
Repare na próxima vez na quantidade de texto que insere em cada slide e procure equilibrar essa quantia em igualdade entre textos, imagens e gráficos. Simetria entre o numero de slides com texto os com imagens pode gerar uma experiência visual muito mais agradável. Da mesma forma que slides com muito texto são cansativos, slides com muitas imagens parecem um outdoor. “Uma imagem vale mais que mil palavras”, reza o ditado, se uma imagem equivale a mil palavras, então imagine como cansa o leito todos esses milhares de palavras em seus slides.

É o mal do excesso de informação. Slides que unem informação demais começam a deixar a desejar no real objetivo de sua apresentação. Os espectadores começam a bocejar e a se perguntar se aquilo não terá mais fim, e quem tem a perder é só você. Atente para deixar apenas o essencial em seus slides. Mais vale apenas uma singela lista de tópicos e uma complexa explicação oral sobre cada um deles do que um milhão deles e, como dizia um professor meu da faculdade, uma “pincelada” rápida por todos eles.

Os Recursos Visuais

Caprichar no design dos seus slides também conta muitos pontos positivos para você quando sua apresentação estiver em frente a uma sala com cinqüenta pessoas olhando para o seu focinho esperando você explicar que droga é aquela. Aposte em um visual suave e simples. Ninguém quer ter que ficar procurando as informações na tela enquanto perde o melhor da apresentação: você falando. Esse deveria ser o melhor, certo?

No Power Point 2007 você encontra uma série de pré-formatações para slides para que você se preocupe menos com as combinações de elementos e mais com o conteúdo da sua apresentação. Abra a guia “Design” do seu programa e verifique as possibilidades disponíveis. São espécies de temas, que determinam desde as fontes usadas em títulos e em corpos de textos até as cores e estilos de plano de fundo. Cada tema é personalizável com variações de cor, fonte e estilo.

Você pode ainda visitar o Office online em busca de novos temas para suas apresentações ou variar cada um dos estilos usando opções personalizadas. É interessante, para apresentações usando projetores, usar planos de fundo escuros com fontes braças ou claras em negrito. Você conseguirá um destaque extra para o seu texto dessa forma. Evite combinação excessiva de cores, principalmente cores não neutras como amarelos, alaranjados, rosa, entre outras.

Se você não tem tempo para se preocupar com os detalhes da sua apresentação, certamente não terá tempo para adicionar animações e outros efeitos para seus slides. Uma apresentação correndo totalmente “seca”, sem nenhuma animação não é agradável aos olhos dos espectadores. Uma cheia de efeitos de coisas girando e pulando também não. Nessa hora é bacana usar as predefinicoes de animação de uma forma geral. Experimente a aba “Animações”.

Uma apresentação de slides com um jogo de transições discreto e suave já é mais que suficiente para substituir outras animações. Prefira transições no estilo “desaparecer” e “esmaecer”. Esse tipo de transições são mais suaves e dão uma aura profissional e suave para a sua apresentação.

Uma vez selecionados os detalhes, o mais importante fica para você. Escolher o que vai e o que não vai na apresentação de acordo com o tema e público-alvo pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Mas de nada vale também uma apresentação bem feita se o apresentador não passar a sua mensagem corretamente, então se prepare bem antes de ir lá na frente.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Programas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.