Parece coisa de mãe falando mal do seu quarto quando só pra abrir a porta ela tem usar uma pá para tirar a bagunça do chão, mas não é de bronca que se trata esse texto. Estamos falando de amigo para amigo de manter seus arquivos pelo menos com uma trilhazinha de pão para trás para evitar aqueles momentos chatos quando você precisa de um arquivo em especial e não há simpatia que o faça aparecer.
Pasta Pessoal
Desde tempos remotos quando a os fabricantes de computador entenderam que as pessoas queriam acumular arquivos, e entulho, em seus PCs e começaram a fabricar discos de armazenamentos maiores passou a haver a necessidade de manter aquele monte de coisas com um mínimo de organização.
Daí surgirão as pastas pessoais no Windows, por exemplo. Os fiéis usuários do Windows XP se identificarão com os nomes Meus Documentos, Minhas Músicas, Meus vídeos e Minhas Imagens. Para os usuários do Windows Vista e do novo Windows 7 as pastas se tornaram simplesmente Documentos, Imagens, Músicas, Downloads e vídeos.
O que todas essas pastas têm em comum é a sugestão do próprio sistema para a manutenção de seus arquivos com um mínimo de organização, porém quando isso não é possível sempre há soluções mais amigáveis do que conviver com sua própria bagunça todo o tempo.
Bibliotecas
AS bibliotecas do Windows 7, e as equivalentes pastas virtuais do Windows Vista, são uma forma bastante interessante de encontrar tudo que você precisa sem se preocupar com manter seus arquivos separados por tipo.
Usar as bibliotecas é bastante simples. Ao abrir Computador você pode observar o nome das bibliotecas originais do sistema ao lado esquerdo na árvore de pastas. Basta clicar sobre uma delas para acessá-la. Por padrão, cada biblioteca conterá a pasta padrão para o determinado tipo de arquivos.
Você pode a qualquer momento adicionar novas pastas à uma determinada biblioteca usando o comendo “Incluir na Biblioteca” no menu de contexto da pasta. Ao incluir uma nova pasta em uma biblioteca, ela não será copiada uma segunda vez para algum lugar do disco rígido. Uma biblioteca é uma local onde são armazenados espécies de atalhos para as pastas selecionadas. Assim como na biblioteca de músicas do Windows Media Player, as músicas podem estar armazenadas em qualquer lugar no seu disco rígido, mas irão ser mostradas em lista como se estivessem todas em um único local.
As bibliotecas servem para deixar o uso do seu computador mais prático e rápido. Assim como há usuários organizados que mantém todos os seus arquivos separados e rotulados, há também os famosos “entulhadores” que chegam ao extremo de criar pastas com datas e ir colocando todos os seus arquivos ali até que seja impossível navegar através deles e então criam uma nova pasta. Para todos esses usuários fica a dica, coloque alguma ordem no seu PC com as bibliotecas do Windows.
Por Thiago Resende