Na atualidade cada vez mais os servidores de rede estão inseridos em nossas vidas, até um pequeno tempo atrás os servidores apenas eram usados em grandes empresas, devido ao custo elevado para aquisição e manutenção, com o avanço da informática os servidores passaram a ser cada vez mais compactos e baratos, acontecendo hoje que até pessoas em suas casas mantem pequenos servidores com funções especificas em suas casas. Podemos ter uma infinidade de serviços fornecidos por esses servidores, cada um desses tipos exige um conjunto de configurações e aplicativos.
Tipos de Servidores
Servidor de Arquivos
Servidores de Arquivos são aqueles responsáveis por armazenar qualquer tipo de arquivo de dados, podendo existir áreas compartilhadas, para disponibilização com outros usuários, ou áreas privadas, apenas para armazenamento seguro, nesse tipo de servidores não se fazer necessário ter instalados os softwares para a execução dos arquivos.
Servidor de Impressão
Servidor de Impressão, são responsáveis por processar os pedidos de impressão, organizando qual a ordem de impressão e qual impressora deve ser usada.
Servidor de Aplicações
Servidor de Aplicações, responsáveis por executar e processar arquivos de dados, diferente do servidor de arquivos onde apenas salva o arquivo, esse tipo de servidor recebe uma solicitação e já devolve o resultado final processado, um exemplo desse tipo de servidor são os bancos de dados. Os servidores de aplicações possibilitam que vários usuários tenham acesso a mesma aplicação e manipulem essa aplicação garantindo o sincronismo dos dados das aplicações.
Servidor de Correio Eletronico
Servidor de Correio Eletrônico, é o servidor responsável pelo processamento e entrega de mensagens de correio eletrônico(e-mail), seja para usuários da mesma rede local ou fora dessa rede.
Servidor de Fax
Servidor de Fax, responsável por enviar e receber fax tradicionais em forma digital, este servidor necessita estar diretamente ligado a uma rede telefônica.
Servidor de Comunicação
Servidor de Comunicação, é o responsável por fazer uma interface entre a rede interna e a rede externa(internet) ou outras redes, sendo o responsável pela administração das conexões. Os Servidores de Arquivos são os de implementação mais simples, pois eles não necessitam obrigatoriamente de nenhum software especifico, apenas de um bom espaço de armazenamento, nesses servidores também se faz necessário uma boa política de backup, esses são os servidores mais comuns encontrados, algumas casas já os possuem para melhor organizar os arquivos. Para empresas existem servidores de arquivos com muitas outras funções para que o resultado do armazenamento seja cada vez melhor, dentre essas funções podemos citar, controle de acesso aos arquivos, onde é definido quem pode acessar cada classe de arquivos, versionamento, função onde são salvas todas as modificações feitas nos arquivos, dentre outras funções de organização e de administração. Normalmente a conexão entre o servidor e o cliente é feita através do protocolo TCP/IP.
Os Servidores de Impressão usam normalmente o protocolo LPR, que faz a comunicação entre o TCP/IP, atualmente os sistemas operacionais para computadores pessoais já possuem alguns recursos para serviços de impressão em rede, por causa dessa função normalmente em casa essa opção é ativada para que seja poupado o recurso de impressora, onde apenas uma impressora pode ser utilizada por várias estações, no Windows essa função recebe o nome de compartilhar impressora, após o compartilhamento basta que as estação instalem as impressora de rede como se fosse um impressora local. Esse recurso do Windows é bastante básico, então ele apenas permite o compartilhamento do recurso, existem outros softwares que fazem a administração da impressora, fazendo um registro de tudo o que foi impresso e por quem foi impresso, administra os recursos de impressão, acompanha a manutenção informando quando é necessário que seja feita. Nesses softwares é possível administrar de maneira mais eficiente os recursos de impressão. Servidores de Aplicações tem como objetivo disponibilizar aplicações sem a necessidade de instalação no computador cliente, centralizando o processamento.
Essa característica facilita para o desenvolvedor do sistema, pois ele não precisa se preocupar com limitações de cada estação, como também qualquer atualização apenas é feita no servidor e ela já está rodando em qualquer estação que acesse o servidor. Um servidor de banco de dados é um exemplo de servidor de aplicação, visto que apenas enviamos a solicitação para o servidor e ele nos responderá com o resultado, não se faz necessário instalar o banco no cliente, e todas as informações são centralizadas e sincronizadas, ou seja idênticas para todas as estações clientes. Atualmente as 2 principais plataformas para servidores de aplicações é o Java, com o JEE(Java Entreprise Edition), a IBM possui um servidor de aplicação baseado no JEE, que é chamado de WebSphere Application Server, existem servidores de código aberto e gratuitos baseado no JEE como o Apache Tomcat, o JBoss, o Glassfish. No java normalmente essas aplicações são feitas baseados em JSP e servlets.
O java é multiplataforma, ou seja você pode ser executado em vários sistemas operacionais, para o universo Windows temos o .Net, onde os sistemas Windows server já vem com a possibilidade de instalar o .net, como o IIS e o .net framework. Servidores de Correios Eletrônicos são aqueles responsáveis por gerencias a troca de mensagens eletrônicas, e-mails, usam normalmente os protocolos SMTP, POP e IMAP. Na atualidade esses servidores estão deixando de ser usados dentro das organizações e estão sendo usados em provedores, o próprio Google atualmente permite que sejam usados seus servidores como servidores de correio eletrônico, essa mudança se acontece devido ao aumento considerável do uso do e-mail assim ampliando o consumo de recursos.
Servidores de Fax a cada dia substituem os antigos aparelhos de fax na aplicações onde o e-mail já não substituiu, são implementação é relativamente simples, basta ter uma placa que ligue o servidor a rede telefônica e um software para controle dos recebimentos e das saídas, esse servidor faz a conversão dos dados analógicos em digitais quando recebem ou digitais para analógicos para um envio, e resultado do envio é um arquivo de imagem que pode ser salvo em um diretório ou enviado por e-mail, e o dado enviado pode ser alguns padrões de arquivos. Servidores de Comunicação são aqueles que gerenciam as ligações de conexões, são responsáveis por administrar os recursos de internet, como os sites que podem ser acessados, quem pode acessar, o consumo de banda, qual conexão deve ser usada, bem com as definições de segurança, normalmente usados servidores Linux, por serem mais fáceis de manipular.