As baterias de lítio são incrivelmente populares nos nossos dias. Você pode encontrá-las em laptops, telefones celulares e iPods. Elas são tão comuns porque, na comparação, é o meio mais comum de rearmazenamento de energia disponível.
As baterias de lítio também têm sido notícia nos últimos tempos. Isso porque essas pilhas têm a capacidade de explodir ocasionalmente. Não é muito comum, apenas dois ou três baterias por ter um problema – mas quando acontecem, realmente é perigoso.
A Popularidade
As baterias de lítio são populares porque elas têm uma série de vantagens importantes sobre as outras disponíveis no mercado:
* Elas são muito mais leves do que outras baterias recarregáveis de mesmo tamanho. Os eletrodos de uma bateria de lítio são feitas de lítio e carbono leve. O lítio é também um elemento altamente reativo, o que significa que uma grande quantidade de energia pode ser armazenada em suas ligações atômicas.
* Elas mantêm sua carga. A bateria de lítio perde apenas 5 por cento da sua carga por mês, em comparação com uma perda de 20 por cento por mês para as pilhas comuns.
* As baterias de lítio podem aguentar centenas de ciclos de carga e descarga.
Isso não quer dizer que as baterias de lítio são impecáveis. Eles têm algumas desvantagens também:
* Elas começam a degradar assim que saem da fábrica. Elas só vão durar dois ou três anos a contar da data de fabricação, usando ou não.
* Elas são extremamente sensíveis a altas temperaturas. O calor faz com bateria de lítio se decomponha muito mais do que em temperaturas amenas.
* Há uma pequena chance de que, se uma bateria de lítio estiver com defeito, vai estourar em chamas.
Composição de uma Bateria de Lítio
A bateria de lítio existem de todas as formas e tamanhos, mas elas são as mesmas no seu interior. Se você fosse abrir uma bateria de laptop, você encontrará o seguinte:
* As células de lítio pode ser baterias cilíndricas que parecem quase idênticas às pilhas AA, ou podem ser prismáticas, o que significa que são quadradas ou retangulares.
Dentro do laptop, temos:
* Um ou mais sensores de temperatura para monitorar a temperatura da bateria;
* Um conversor de voltagem e um circuito regulador para manter níveis seguros de tensão e corrente;
* Um conector de notebook blindado que permite que energia e fluxo de informação dentro e fora da bateria;
* Um monitor de estado de carga da bateria, que é um pequeno medidor que gerencia todo o processo de carregamento para garantir que se carreguem as baterias mais rapidamente possível.