Visual Versus Desempenho: a Batalha Épica

Cada vez mais a interface dos sistemas que utilizamos todos os dias seja em celulares, equipamentos domésticos como micro systems, e nos computadores está se tornando mais amigáveis e, inevitavelmente, visualmente agradáveis. Sistemas com efeitos visuais avançados estão cada vez mais presentes ao nosso redor. Enquanto o visual melhora, a consequência mais óbvia e indesejável aparece: a perda de desempenho.

Os Efeitos Gráficos e o seu Computador

A causa desse efeito dominó é simples: quanto mais efeitos visuais avançados seu computador tem que processar para gerar o visual bacana que você vê na tela do seu computador, mais o desempenho pode se tornar sofrível em algumas máquinas. Os equipamentos vendidos hoje driblam a maioria dos problemas relacionados a desempenho com recursos de processamento de áudio e vídeo quase ilimitados além de soluções inteligentes para evitar o desperdício de poder computacional. No entanto, quando se trata de máquinas mais antigas a história é outra. Equipamentos vendidos há poucos anos não foram preparados para os recursos implementados ao longo dos últimos meses, por exemplo, muitos computadores vendidos há pouco tempo não atendem os requisitos mínimos para rodar o Windows 7, o mais novo sistema operacional da Microsoft vendido no Brasil a partir de outubro de 2009.

O sistema operacional ajusta de forma inteligente os recursos gráficos a serem apresentados na interface do sistema para o usuário de modo a balancear as capacidades do seu hardware da melhor maneira possível. Porém, alguns meses o sistema pode superestimar seu equipamento, ou ainda, a avaliação inicial feita pela inteligência artificial do sistema foi feita em um momento onde o computador ainda não estava sendo exigido em seu grau normal de uso. Nesse caso pode ser interessante ajustar esses valores manualmente para obter o melhor desempenho.

Posso Melhorar o Desempenho da Minha Máquina Ajustando os Recursos Gráficos?

Com certeza. Quando o sistema mantém o hardware do computador ocupado demais com recursos gráficos, que muitas vezes são dispensáveis, o desempenho geral poderá ser pobre. Você pode aumentar o desempenho da sua máquina desativando certos recursos. Alguns deles consomem mais recurso computacional que outros. Para acessar a janela de ajustes gráficos acesse o painel de controle.

Em seguida, acesse “Informações e Ferramentas de Desempenho”. Nessa divisão você encontrará vários ajustes referentes ao desempenho do seu computador além de uma infinidade de ferramentas de monitoramento e gerenciamento inteligente de recursos. Você deverá acessar a opção “Ajustar Efeitos Visuais”. Você será solicitado a dar permissão de administrador para essa ação. Na janela que se abre a seguir serão mostrados todos os ajustes de ajustes visuais disponíveis.

Placa de Vídeo

Placa de Vídeo

Na predefinição “Ajustar para obter o melhor desempenho”, o Windows irá desabilitar a grande maioria dos recursos visuais do sistema. Essa é a melhor opção para quem quer maximizar o desempenho do computador. Note que desabilitando os recursos gráficos você poderá deixar de contar com certas funcionalidades do sistema com que esteja acostumado.
Você pode ainda personalizar as opções de desempenho manualmente escolhendo as opções que deseja manter e as que deseja eliminar. Essa opção deve ser usada apenas por usuários avançados, uma vez que o balanceamento errado das funções visuais podem gerar efeitos indesejados, inclusive perda de desempenho.

Assim como nos jogos de computador, efeitos visuais mais elaborados impactam diretamente no desempenho do seu computador. Para aqueles que querem melhorar a experiência com seu micro sem perder todos os recursos gráficos pode ser interessante desabilitar certos recursos mais dispendiosos de recursos como o “vidro transparente”, o “esmaecimento das janelas”, “visualização de conteúdo ao arrastar janelas” entre outros recursos que exigem mais poder computacional que os demais.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Hardware

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.