O Microsoft Access é um pacote de software compacto mas poderoso de banco de dados, que tem sido utilizado pela maioria das companhias de pequeno e médio porte como parte de seus projetos de implementação de TI. É uma parte da suíte Microsoft Office. Semelhante a outros produtos de escritório, o MS Access também passou por uma série de mudanças ao longo dos últimos anos e a última versão de pleno a ter atingido o mercado é o MS Access 2010. Ele tem uma série de recursos que ajudam os clientes a gerenciarem dados de forma eficaz e sem esforço.
Interligando Com a Web
Com a adoção da web como o meio padrão de compra e venda de bens e serviços, o Access também se adaptou à mudança e desenvolveu serviços para fazer um acesso às tabelas que foram criadas para aplicações de escritório, sendo simples de ser disponível em toda a web.
Outra característica importante que está disponível na última versão do MS Access é fazer com que uma antiga tabela de banco de dados se converta em uma tabela de banco de dados web pronta. Para este fim, deve-se fazer uso do verificador de compatibilidade que é fornecido juntamente com o pacote do Access.
Este verificador não só verifica os objetos mais antigos, mas também irá converter os objetos mais antigos do banco de dados em um objeto de banco de dados web. A visão de back-end do banco de dados ajuda os usuários a personalizarem a aparência da interface do usuário do MS Access. Com esta opção, os usuários podem esconder as barras de ferramentas e também o painel de navegação.
Conversor De Formatos
Outro excelente utilitário disponível na última versão do MS Access é a capacidade de compartilhar os relatórios gerados no MS Access em outros formatos. Este utilitário de exportação torna possível para o usuário exportar o relatório para outros formatos, como Excel, PDF e HTML. Desta forma, o relatório pode ser compartilhado com outros usuários que não têm acesso ao seu sistema.
Na versão mais recente do Microsoft Access, é muito fácil compartilhar imagens em múltiplas formas e relatórios. O usuário pode adicionar a imagem para uma galeria de imagens comuns e depois chamar essa imagem para o formato exigido.
Etiquetas também podem ser adicionadas ao formulário do banco de dados criado no MS Access. Isso vai simplificar o processo de prestação de informações adicionais. Anteriormente, um formulário web em separado tinha de ser criado para exibir informações adicionais, como já dito anteriormente. Agora, com a disponibilidade destas etiquetas, não há necessidade de criar um formulário separado para cada vez que desejar adicionar os dados contidos em uma tabela para formato web. A simplicidade e a força do Microsoft Access o fazem uma solução simples para pequenas e médias aplicações, sendo um dos líderes em seu segmento no mercado.