O ritmo acelerado da inovação tecnológica está nos deixando sem ar (para não mencionar falidos!). Com os fabricantes lançando uma incrível variedade de gadgets, como leitores de eBooks, Tablet PC e Smart Phones, eles nos deixam totalmente confusos quanto ao que deve ser comprado. Devo comprar um leitor de eBook (Kindle), Smart Phone (Samsung Galaxy, iPhone) ou um Tablet (Samsung Galaxy Tab, iPad), ou um Smartphone e um laptop e fazer tudo com estes dois dispositivos, ou devo manter um telefone básico, um tablet e um laptop? A lista é interminável. O dilema Em seguida, vem outra pergunta, enquanto eu estou viajando, eu gostaria de ler os meus livros favoritos, mas devido a restrições de peso, você não pode levar muitos livros.
Então você quer comprar um leitor de eBook. Mas qual leitor de livros eu devo comprar? Se eu comprar o Nook, os eBooks são aceitos em um formato diferente (EPUB), mas o Kindle tem um formato diferente, para o qual um conversor é necessário. Alguns livros estão disponíveis gratuitamente em formato ePub, enquanto eu preciso comprar o mesmo e ler em um Kindle. Eu debati isso em minha mente por muito tempo e fiz várias pesquisas e, finalmente, decidi comprar um leitor de e-book e não um tablet PC. Por que eu decidi comprar um leitor de ebook do que um tablet, foi a primeira pergunta feita pelos meus amigos. Bem, a pergunta foi a parte fácil. Eu decidi escrever este pequeno artigo para ajudar as pessoas a tomarem uma decisão razoavelmente sábia sobre o que comprar.
No entanto, uma palavra de cautela: Se você estiver procurando especificações descritas neste artigo, você vai se decepcionar. No entanto, se você está olhando para o que estes dispositivos podem fazer por você, continue a leitura. Aspecto ecológico Todos sabemos que estamos esgotando a cobertura verde da Terra num ritmo alarmante. O papel é um dos maiores consumidores de árvores. Portanto, faz sentido migrar para um mundo sem papel, onde os documentos em papel seriam substituídos por documentos eletrônicos. O advento dos computadores promete um mundo sem papel, no entanto, o oposto aconteceu. Como já se tornou mais fácil de armazenar os documentos e a impressão ficou mais acessível, o número de impressões na verdade aumentou, e este correspondentemente aumentou também o consumo de papel em todo o mundo.
A principal razão para isto é que era extremamente difícil manter a integridade e autenticidade dos documentos eletrônicos. Assim, para as transações financeiras e para outros registros, o uso de papel não só continuou, como também aumentou. A segunda razão foi que anteriormente os PCs eram extremamente volumosos e não eram portáteis. O advento das telas LCD mais leves, longas baterias de duração, fez o sonho de se enrolar na cama com um “eBook Reader” uma possibilidade. A terceira razão foi a disponibilidade e a adequação dos conteúdos em formato eletrônico, que pode ser lido sem forçar os olhos.