Brasil se esforça para ter 4G o quanto antes

Com a Copa do Mundo, prevista para ser realizada em 2014, e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontecerão na capital carioca no ano de 2016, já confirmadas pelas entidades responsáveis por cada um, o governo brasileiro se esforça para atender a demanda e realizar os dois eventos da melhor forma possível. Uma das exigências se deve a comunicação, que apresenta falhas graves segundo os responsáveis pelos jogos e que devem receber grandes investimentos, juntamente com o setor de transportes.

O Ministro de Comunicações Paulo Bernardo já disse que as empresas vencedoras do leilão das faixas de frequência para a quarta geração, também conhecida como 4G, serão obrigadas a melhorar e expandir a cobertura das áreas de 3G nas cidades de médio e pequeno porte, além de cobrir cidades que ainda não contam com essa tecnologia. O leilão, previsto para junho desse ano, espera atrair a tecnologia de ponta. Atualmente, o 3G está apenas em três mil cidades do país e, mesmo com alto investimento, o sistema ainda apresenta falhas graves.

 

Brasil se esforça para ter 4G o quanto antes

Brasil se esforça para ter 4G o quanto antes

Grande parte dos problemas apresentados com a conexão da terceira geração (3G), segundo o ministro, deve-se pela expectativa errada feita pelas operadoras. Bernardo acredita que as empresas de telefonia planejaram errado, e esse erro interferiu diretamente no investimento e nos serviços prestados. No entanto, devido ao grande lucro proporcionado por isso, as empresas se acomodaram.

Para evitar que esse erro aconteça, o governo corre contra o tempo para abrir a licitação das faixas de e 2.5 e 3.5 Ghz e já planeja a publicação do edital até o dia 20 de abril. Além disso, também é estudado incluir os smartphones na Lei do Bem (11.196/05), que permitirá as fabricantes desse tipo de celular ganhar os mesmos incentivos que empresas responsáveis pela fabricação de computadores e tablets, abaixando assim o preço de objetos que suportam essa tecnologia. Outra medida anunciada pelo ministro é retomar a discussão sobre o projeto de lei que permite as pessoas pagar suas contas por meio dos celulares, reforçando a necessidade disso para a instalação do novo sistema.

 

Brasil se esforça para ter 4G o quanto antes

Brasil se esforça para ter 4G o quanto antes

Infraestrutura Defasada

Outro problema apontado pelas entidades e que merece atenção do governo foi a infraestrutura voltada a telecomunicações. Devido a Copa do Mundo e das Olimpíadas, o país receberá um nível alto de profissionais de comunicação de diversos países, que precisarão de tecnologia de ponta para transmissão e recebimento de dados.

Brasil se esforça para ter 4G o quanto antes

Brasil se esforça para ter 4G o quanto antes

Para isso, Paulo Bernardo já anunciou altos investimentos na Telebrás e medidas regulatórias, que permitirão, até 2014, possibilitar atender toda a demanda gerada. Só na Rede Telebrás a previsão é que, até o final de 2011, sejam instalados cerca de 31 mil km, atendendo a praticamente 35% dos municípios do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.