A computação em nuvem marcou o panorama de TI, mas ainda não atingiu o nível de aceitação universal que a virtualização tem conseguido. Para ser justo, a virtualização tem sido mais utilizada do que a computação em nuvem, e ela também passou por uma fase inicial de introdução e adoção pelas empresas antes de atingir a profundidade da penetração que tem hoje.
Virtualização
Esse processo experimentou um período bastante difícil para ganhar aceitação, e havia um monte de pontos de interrogação em torno do desempenho, especialmente para os hospedados variantes, como o Microsoft Virtual Server. Levou tempo para levar as soluções de mercado de virtualização, que trabalharam em um nível aceitável, como o Microsoft Hyper-V e VMware ESX Server. Foi só quando estas soluções chegaram ao mercado que os clientes viram um padrão de desempenho comparáveis que competiram com as instalações do “mundo real” na rede.
A computação em nuvem está passando por esse mesmo processo, aos poucos, as empresas estão experimentando uma maior imersão para ver o resultado. Microsoft e VMware são dois lados muito ativos no mercado de computação em nuvem, e passaram por este mesmo processo com a virtualização. Olhando como estão se aproximando do mercado e da entrega de tecnologia, isso nos dará uma visão sobre o desenvolvimento da computação em nuvem hoje.
Liderança de Mercado
VMware e Microsoft são as duas empresas líderes no setor de virtualização, mas elas têm abordagens muito diferentes. A VMware vê a virtualização em termos fundamentais e é parte integrante de uma rede como o hardware. O ESX da VMware Server tem uma merecida reputação da indústria de ser robusto e proporcionar alta confiabilidade. Isso contrasta com a abordagem da Microsoft, que é a virtualização como uma função do sistema operacional. O Hyper-V da Microsoft torna muito simples e fácil para os clientes a implementação de uma solução de virtualização como uma consequência.
As Líderes Vendo a Computação em Nuvem
Quando se trata da Nuvem, a VMware vê a TI como um serviço e tem adotado uma abordagem híbrida para os clientes que utilizam serviços em ambas as nuvens, públicas e privadas. É fácil ver por que a virtualização VMware tem se colocado na vanguarda da prestação de serviços de computação em nuvem. Isto significa que os clientes da VMware, essencialmente, criam novas máquinas virtuais dentro da nuvem privada ou pública em que estão operando.
A Abordagem de Virtualização da Microsoft
Os clientes não precisam se preocupar com a virtualização a ser implementada em qualquer forma como a Microsoft lida com a prestação de serviços em nuvem. Isso é altamente atraente para clientes que não querem se preocupar com as complexidades técnicas de virtualização. De qualquer forma, quero avaliar o custo-eficácia dos serviços baseados em nuvem.