História da Usenet

Em algum lugar de Hong Kong, um estudante de física tem uma pergunta, alguém em Portugal, lhe responde. De outro lado, um debate: Havia realmente uma história sobre o Rei Arthur? É apenas mais um dia cotidiano da Usenet. A comunidade que começou há 30 anos para atender a uma simples necessidade técnica se espalhou para todos os cantos do mundo, um monumento à necessidade humana de se comunicar. Hoje, os usuários da Usenet se comunicam com mais do que palavras. A Usenet é também uma forma popular de distribuir arquivos binários, como músicas em mp3 e vídeo digital.

Os Primeiros Anos

História da Usenet

História da Usenet

A Usenet começou no final de 1979, quando dois estudantes de graduação da Duke University, Tom Truscott e Jim Ellis, tiveram a idéia de conectar sistemas de computadores como uma forma de compartilhar informações sobre o sistema operacional predominante naquela época: o UNIX. Enquanto isso, nas proximidades da Universidade da Carolina do Norte, o estudante Steve Bellovin escreveu o que viria a ser o primeiro software leitor de mensagens, e as duas universidades foram logo ligadas através desta tecnologia.

Com um começo marcado pela desconfiança no início, o crescimento da Usenet ganhou força ao longo dos anos 1980. Em 1988, cerca de 11 mil redes de computadores faziam parte do sistema da Usenet. Ao longo do caminho, a Usenet foi guiada por administradores de rede nos pontos de distribuição chave, por muitos voluntários e que viria a ser conhecido então como o backbone da Usenet.

Crescimento da Usenet

Sobre

Sobre

Não demorou muito para que os usuários da Usenet encontrassem mais assuntos para falar do que o Unix – e sendo assim, mais pessoas para conversar. Novos grupos começaram a se formar, e da rede original de apenas três hierarquias, consolidou-se um atolado sistema por uma estrutura aleatória densa. Assim, os provedores do backbone criaram uma nova hierarquia, com sete grupos de nível superior, que eram: comp .* (discussões de computador), misc news .* (temas diversos), .* (newsgroups) rec, .* – (recreação e entretenimento), sci .* (ciência), soc .* (discussões sociais) talk.* (temas polêmicos).

Esta reorganização, deu a Usenet sete categorias. Outra hierarquia – humanity.* – foi acrescentada posteriormente, e essa criação é freqüentemente chamada de nascimento dos oito grandes. Grupos novos são adicionados através de um processo em que os grupos são sugeridos e votados pelos participantes da Usenet.

Hoje

Sistema

Sistema

Em 1994, a Usenet enfrentaria uma invasão indesejada: Pela primeira vez, os anunciantes começaram a transmitir mensagens para todos os grupos de notícias ao mesmo tempo, uma técnica que se tornou conhecida como “spamming”. Mas, apesar dessas dores de cabeça, a Usenet prospera. Hoje, existem hierarquias para os países da Áustria (At. *) para a África do Sul (* za.), e muitos estados dos EUA e grandes cidades têm suas próprias hierarquias. Grandes corporações, como Microsoft, IBM, Novell e 3Com, têm abraçado a Usenet como uma forma custo-eficaz para apoiar e educar os seus clientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.