Logística em E-commerce

A logística é, em qualquer negócio, o planejamento cuidadoso através do qual o comerciante ou produtor pode saber quais seus lucros esperados, quanto gasto está envolvido em cada etapa de sua produção e venda, e como isso afetará seus lucros, incluindo valores de distribuição e divulgação.  Enquanto em um comércio físico e regular – lojas físicas, isso é – a logística já é algo complicado, no e-commerce ela toma novas dimensões, já que custos e demandas podem variar sem muita previsibilidade, baseado no fato de que os consumidores alvo de tais produtos podem estar, basicamente, em qualquer lugar do planeta.

Logística em E-commerce

Logística em E-commerce

O principal fator que gera problemas no desenvolvimento da logística de um comércio eletrônico é o fato de as entregas terem de ser gerenciadas por terceiros. Poucas redes têm a demanda necessária para terem um efetivo de entregas próprio e acabam por necessitar terceirizar este serviço – seja por empresas de entrega e transportadoras, ou pelo correio.

Logística em E-commerce

Logística em E-commerce

Na hora da venda, é preciso assegurar ao cliente em quanto tempo ele irá receber este produto, e então manter-se nesse prazo – a questão da entrega é exatamente um dos fatores que ainda faz com que as pessoas consumam mais por meio de comércio eletrônico, já que logo no princípio deste tipo de transação de consumidor e vendedor, nem todos os produtos eram entregues, e isso ainda gera certa desconfiança por parte do grande público. A questão de armazenamento deve ser feita exatamente como no comércio regular – tem-se uma noção básica do quanto se vende a cada mês, de maneira que sempre haja produtos em demanda maior em maior quantidade que os demais, para que estes também não faltem.

Logística em E-commerce

Logística em E-commerce

Produtos exclusivos são uma raridade cada vez maior, e não ter um determinado produto em estoque pode fazer com que se perca um cliente que pode nunca mais voltar àquela loja virtual, se outro lugar puder oferecer os mesmos serviços. As regras básicas de estoque e demanda ainda são válidas no e-commerce, bem como em comércio físico comum. Deve-se ter mais do que se vende, mas não tanto que tal excesso gere queda nos lucros. A logística da entrega deve ser muito bem articulada, para que todas as entregas sejam feitas em prazos prometidos e combinados com o cliente – e isso, muitas vezes, pode querer dizer trabalhar com mais de uma empresa ou meio de entrega. Se possível, analisa-se caso a caso, para que o cliente receba seus produtos sempre com a maior eficiência possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.