Melhores Placas de Vídeo do Mercado: GeForce GTX e AMD RADEON

Mercado conta com diversos tipos de placas de vídeos. Consumidores que não especializados podem encontrar dificuldades significantes na busca pela placa de vídeo ideal para que os games ou vídeos assistidos na internet sejam assistidos com qualidade qualificada. GeForce GTX e AMD RADEON são consideradas as duas melhores marcas de placa de vídeo.

Melhores Placas de Vídeo do Mercado: GeForce GTX e AMD RADEON

Melhores Placas de Vídeo do Mercado: GeForce GTX e AMD RADEON

Melhorias Notáveis: GeForce GTX Séries 600 a 690

A GeForce GTX é apontada como melhor placa de vídeo do mercado mundial. Traz reivindicação monumental e injeção de liga de magnésio moldado e diversas edições que preenchem diferentes demandas no mercado mundial. A Nvidia traz família de unidades de processamento gráfico, usado em PCs desktop e laptop. Representa introdução da arquitetura Kepler, em homenagem ao matemático alemão, astrônomo, astrólogo e Johannes Kepler. O objetivo da Nvidia com a arquitetura Kepler foi aumentar o desempenho por watt e a eficiência global. A forma primária alcançou o objetivo através da utilização do relógio unificado. Ao abandonar o sistema encontrado nos modelos anteriores, a eficiência é aumentada para requer aumento do núcleo para alcançar níveis semelhantes de desempenho. A diminuição da velocidade de relógio proporcionou redução de cinquenta por cento no consumo de energia específico do setor!

Kepler introduziu nova forma de manipulação de textura conhecida “bindless”. Antes as texturas precisavam de vínculos à CPU com slot especial e tabela de tamanho fixo. Isso levou a duas limitações:

01: A tabela foi fixada em tamanho, com texturas acionadas com o tempo;

02: A CPU estava fazendo trabalho desnecessário – tinha de carregar cada textura e ligar cada textura carregada na memória para um slot na tabela de ligação.

Com texturas bindless, ambas as limitações são removidas. Os GPU (GRAPHICS PROCESSING UNIT) podem acessar qualquer textura carregada na memória, aumentando o número de texturas disponíveis e retirando a penalidade de desempenho de ligação. No auxílio de Kepler, a Nvidia foi capaz de aumentar o CLOCK da memória para 6GHZ. Para conseguir isso, os cientistas precisavam projetar novo controlador. Embora ainda tímido e com limitação teórica de 07GHZ na memória GDDR5, o conjunto da placa está acima da velocidade 04GHZ do controlador de memória.

A arquitetura Kepler emprega novo streaming de arquitetura no multiprocessador chamado de SMX. Método fundamental para o poder da eficiência de Kepler. O uso SMX do Core no relógio aumenta a eficiência de energia da GPU, devido ao fato de dois núcleos Kepler consumirem energia do núcleo Fermi. Como resultado, o sistema é dobrado a partir de 16 núcleos CUDA Cores para 32 no sentido de executar a urdidura inteira. O processamento de grupos de três núcleos CUDA matrizes dobrou para 64K entradas no sentido de aumentar o desempenho. A capacidade do motor POLYMORPH também aumentou na edição 2.0, capaz de estimular um polígono em dois ciclos em vez de quatro. Área de dados adicionais é adquirida por eliminar alguns setores que deformam o cronograma e movem a tarefa ao compilador da Nvidia. A arquitetura da programação dentro da teia fica redundante, uma vez que a latência da instrução matemática emitida já é conhecida de maneira prévia pelo sistema. Por este motivo que o programador hardware Kepler foi substituído. Os resultados incluem aumento no desempenho gráfico e eficiência de energia. O impulso GPU representa novo recurso análogo ao turbo de dinamização da CPU. A GPU é sempre garantida para correr a uma velocidade de CLOCK mínima, referido como o “relógio de base”, definida para o nível que assegure os GPU dentro especificações TDP, mesmo nos momentos em que estiverem com cargas máximas. Quando as cargas são menores, no entanto, há espaço para a velocidade de relógio aumentar sem exceder o TDP, momento em que os GPU aumentam seguindo as etapas de velocidade do CLOCK, ou seja, de maneira gradual, até a GPU atingir alvo pré-definido de energia. Ao adotar essa abordagem a GPU vai aumentar o relógio para cima ou para baixo de forma dinâmica, de modo que proporciona ao máximo de velocidades possíveis, enquanto se mantém dentro das especificações de TDP. O alvo de energia, assim como o tamanho dos passos de relógio que o aumento GPU, leva ambos ajustáveis através de utilitários de terceiros. Conta com suporte Microsoft Direct3D.

AMD RADEON

A placa de vídeo AMD RADEON é produzida pela AMD, comercializados com a placa de vídeo e chips gráficos. Desde a série AMD Radeon HD 6000, a marca ATI não é mais usada, porque a AMD quer fazer o portfólio da marca, como parte da reestruturação do selo. Placas gráficas Radeon são compatíveis com o Macintosh – e IBM-PC computadores compatíveis.Além dos modelos de desktop, há também a série ATI Mobility, projetada de maneira específica para computadores portáteis concebidos e prorrogados por diversas técnicas de economia de energia da bateria. As placas gráficas Radeon trazem preços competitivos no segmento de mercado (varejo), principalmente quando comparados como os preços oferecidos pela NVIDA da série GeForce. As placas gráficas com chips Radeon são distribuídas por diversas empresas além dos Estados Unidos e Canadá. Os gráficos Radeon estão disponíveis para o Windows e Linux com sistemas prontos. A aceleração 3D é suportada por módulo DRI módulo nos projetos de mesa fornecidos para todos os chips atuais Radeon. Aos chips de R300 apenas o condutor com base no Gallium3D possui infraestrutura desenvolvida.

Com o editor BIOS Radeon existe o freeware – Ferramenta para editar os cartões BIOS gráficos AMD. GPU e memória RAM com velocidades para cada modo ser definido de maneira individual. Os processadores gráficos dos produtos Radeon trazem identificador do formulário e as variantes técnicas das implantações, o que reduz os custos de produção. A numeração não é sempre cronológica. Consumidores devem ter em mente que os processadores quê contam com números elevados não necessariamente possuem melhor desempenho gráfico. Cartões gráficos baseados no mesmo GPU são limitados apenas por mecanismos internos. Muitas vezes, as diferentes GPU são utilizadas para o mesmo modelo – por exemplo, se existe nova versão do chip. Interessante notar que GPU com interface AGP pode ser utilizada em placas gráficas PCI. Existe ainda a garantia de fábrica estendida para cinco anos.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.