Novas Opções de Câmeras Profissionais

Viajar é uma das atividades preferidas dos seres humanos, não é verdade? Sempre que uma brecha é aberta, tanto em sentido financeiro quando em sentido de tempo, muitas pessoas buscam algum lugar diferente para poder passar uns dias mais interessantes. E, as opções são muitas, existindo várias para cada tipo de bolso: desde as econômicas quanto as mais sofisticadas.

As viagens internacionais, por sua vez, são sempre as mais preferidas, por conta de toda a logística em volta dessa aventura: tirar passaporte, comprar passagens de avião, tirar o visto, enfim. O prazer de entrar no avião e desembarcar em locais diferentes nos quais está acostumado é uma grande experiência para muita gente.

Nada melhor, então, do que sacar a sua câmera e tirar várias fotos desses lugares, não é verdade? Sim! Mas, quando nós vamos comprar a nossa câmera fotográfica, as vezes ficamos perdidos na grande quantidade de opções e não temos uma escolha muito acertada justamente pela oferta excessivamente grande desses tipos de equipamentos. Mas, qual seria a câmera ideal para você?? Aqui nesse artigo, iremos falar um pouco mais sobre as câmeras profissionais, bem como, também, algumas dicas para poder comprar a sua e não fazer feio na próxima viagem.

A Origem da Fotografia

Como nós bem sabemos, o ser humano sempre buscou criar coisas que fossem úteis para a gente. E, se não fosse esse ímpeto dos nossos ancestrais, era bem provável que não estaríamos aqui atualmente, não é mesmo? Pois é. Durante muito e muito tempo, por exemplo, o ser humano caçava o seu alimento “na unha”, sem a utilização de ferramentas para facilitar esse trabalho. Só com o passar do tempo que ele viu que era possível deixar esse trabalho mais fácil e, por aí, criou as machadinhas e as lanças. E, no futuro, o ser humano nunca mais parou de criar, até que ele viu que tinha necessidade de deixar tudo aquilo que fazia registrado, para que, no futuro, pudesse ficar mais fácil as investigações sobre como era a vida no passado.

A Fotografia – Técnico

Em uma forma mais técnica, a fotografia se designa como a forma de captar imagens através da interação luminosa, fixando essas imagens em uma superfície mais sensível. A primeira fotografia que se tem registro é de autoria de Joseph Niépce, que, em 1826, realizou a primeira fotografia da história. Mas não podemos dizer que Niépce foi o pai da fotografia: ele só foi o responsável por utilizar várias técnicas conhecidas perante os anos para poder chegar ao resultado final, que era a fotografia. Naturalmente, essa fotografia era feita em preto em branco, não tendo condições, ainda, de fazer registros em cor.

Com o desenvolvimento da câmera fotográfica, foi possível que diversas invenções e descobertas do ser humano ficassem registradas para a história. Um exemplo disso é o voo de Santos Dumont em Paris, na França. Foi totalmente registrado por câmeras e filmagens que comprovaram essa façanha do brasileiro com coração europeu.

Depois da primeira fotografia de Niépce, a prática nunca mais saiu de moda e passou a ser uma referência em todo o planeta, tendo o método passado por diversos tipos de avanços que se fizeram bastante significativos.

As Câmeras Digitais

Durante muitos e muitos anos, as câmeras passaram a fazer parte do imaginário da população, que se reunia, como se fosse para uma festa, apenas para tirarem fotos e mais fotos. Basicamente, a câmera fotográfica analógica usava o filme para poder registrar as fotos que eram tiradas pelas pessoas. E isso continuou até os anos 1970, quando, a partir de 1975, a principal fabricante de câmeras e rolos de filmes, a Kodak, começou a desenvolver o que o pessoal conhecia como “Câmera Digital”. A primeira câmera era um trambolho bastante difícil de se carregar, com um peso também que desconsiderava qualquer tipo de portabilidade. A resolução máxima alcançada foi de 0,3 megapixel, ou seja, baixíssimo para os padrões atuais, mas muito alto para aquela época.

Só que, apesar de a Kodak ter saído na frente no desenvolvimento dessa tecnologia, ela não acreditou que as pessoas iriam passar a investir nas câmeras digitais em contrapartida às suas tradicionais câmeras de filme, abandonando o projeto logo em seguida. Só que, os anos 1990 veio e, com ele, a pegada tecnológica digital veio junto: a ascensão da Internet, juntamente com os computadores e periféricos digitais, animou uma grande gama de fabricantes a investirem nas tecnologias digitais, fazendo com que a câmera digital também entrasse nessa jogada. Apple, Sony e outras gigantes começaram a investir suas fichas nesse novo conceito, passando a inundar o mercado com tais câmeras.

Foi ai que a Kodak acordou e viu a grande burrada que deixou acontecer: ao tentar entrar no mercado de câmeras digitais, ela foi praticamente engolida pelas rivais, principalmente pela Sony, o que fez com que ela entrasse em uma séria crise financeira que culminou com o seu pedido de concordata, nos anos 2010.  Hoje, ela ainda fabrica alguns itens ópticos, mas está, aos poucos, tentando se reerguer.

Outro fator para fazer com que tanto a Kodak quanto as outras fabricantes perdessem espaço no mercado foi o lançamento e aperfeiçoamento das câmeras para celulares: a possibilidade de tirar fotos boas, editar e já postar nas redes sociais meio que fez com que o uso da câmera digital caísse substancialmente. Hoje, quando se fala em câmeras digitais para fotografia, estamos realmente falando das profissionais. As famosas “cyber shots”, da Sony, já estão no limbo da tecnologia, sumindo numa velocidade impressionante.

As Câmeras Profissionais

Câmeras Profissionais

Câmeras Profissionais

Embora os smartphones tenham abocanhado grande parte do mercado de câmeras, as câmeras profissionais ainda encantam muita gente, que solicitam esses serviços para diversos tipos de evento, tais como festas, casamentos, ensaios fotográficos, enfim.

E, qual melhor câmera escolher? Bem, se você for uma pessoa que não tem muita experiência com fotografia (e isso inclui desde o momento da manipulação da câmera até a edição mais detalhada das fotos, é melhor optar por um modelo mais simples, mas que tenha funcionalidades que possam atiçar seu apreço pelas fotografias.

O Zoom fez um ranking com as dez melhores câmeras profissionais do mercado em 2018. Confira:

https://www.zoom.com.br/camera-digital/deumzoom/melhores-cameras-profissionais

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.