Significado das Siglas Mais Comuns da Informática

01 – ADSL (ASSIMETRIC Digital SUNSCRIBER LINE): Linha Digital Assimétrica. Representa o padrão de tecnologia presente linha telefônica digital da família XDSL; Tecnologia em nível avançado das linhas de telefônicas. Por este motivo, está disponibilizada em diversos centros metropolitanos, sendo que a velocidade depende do local da instalação.

http://www.youtube.com/watch?v=y8IV85bGkh0

02 – AGP: Slot usado para colocar placas de vídeo. Tem três velocidades, 2X, 4X e 8X. O padrão recente foi trocado pelo PCI-E; A Porta Gráfica Acelerada deve barrar os dados de maneira rápida, usado para conectar a placa de vídeo na placa mãe. (PCI-Express substitui esta tecnologia).

03 – AMD (ADVANCED Micro DEVICES): Microdispositivos que possuem sistemas em níveis avançados e fabricantes dos circuitos que estão integrados, incluindo os típicos processadores usados nos computadores; Fabricante de circuitos integrados, incluindo processadores de CPU (AMD K6-2, Turion, Sempron, Athlon, entre outros).

04 – APM: O Gerenciamento Avançado de Energia possui a função de controla diversas peças no sentido de poupar energia quando não estão sendo utilizados.

05 – ASP: Linguagem de programação para a Internet criada pela Microsoft.

06 – AT: Nome do computador 286 lançado pela IBM em 1984.

07 – ATX (ADVANCED TECNOLOGY EXTENDED): Podem existir três tipos diferentes de significados: Formato de placas mãe, fonte de alimentação e padrão de gabinetes; Simboliza um padrão de design às placas e gabinetes.

08 – BIOS (Basic Input Output System): Nada mais do que o sistema básico de entrada e saída da CPU.

09 – BGA: Outro encapsulamento de memórias utilizado nas placas MID/high.

10 – BBS: Computador ou aplicativo usado para serviços online antes de existir a internet, entre os anos oitenta e noventa do século passado.

11 – Blu-Ray: Meio de armazenar de dados em alta definição. Na linha história é o sucessor do DVD, sendo capaz de armazenar muitos mais dados que o mesmo.

Blu-Ray

Blu-Ray

12 – Boots: São as sequências de operações executadas desde o momento em que se liga o computador até o mesmo estar pronto para uso.

13 – CISC: Computadores que executam instruções complexas, caso dos 386 e 486.

14 – CMOS: Sistema de tecnologia empregada para fabricar circuitos integrados. Termo usado como referência às determinadas áreas da memória.

15 – CPU: A Unidade Central de Processamento do computador.

16 – CROSSFIRE: Sistema tecnológico criado pela AMD no sentido de usar quatro placas de maneira paralela.

17 – CRT: Nome dos monitores mais antigos para computador.

18 – COMPACT Disk: o Disco Compacto é meio de armazenamento de dados digitais.

19 – CLOCK: Qualquer tipo de computador funciona com base nas frequências, chamadas de CLOCK.

20 – CROSS FIRE: Tecnologia feita pela AMD (RADEON) no sentido de se utilizar no máximo quatro placas de vídeo ao mesmo tempo.

21 – DDR (Double Data Rate): Taxa de Transferência Dobrada.

22 – DDR (Taxa de Transferência Dobrada): Memórias duas vezes superiores do que as SDRAM. Atualmente já existe DDR2, DDR3, e assim por diante.

23 – DIMM: Possui esse nome porque possui terminais de contatos em ambos os lados do pente. Tem capacidade de transmitir 64bits por vez.

24 – DMA: Recurso da placa mãe que permite aos periféricos o acesso à memória RAM sem consumir todo o poder do processador.

25 – DNS: Sistema utilizado para traduzir os endereços de IP em nomes acessíveis;

26 – DOS (Sistema Operacional em Disco): Pode ser chamado também de MS-DOS (quando referido aos sistemas Microsoft).

27 – ECP: Padrão de porta que é utilizado por impressoras, mais rápido do que as típicas EPP porque utiliza canal de DMA, permitindo com que transmissão e recepção sejam feitas sem com que aconteçam intervenções no CPU.

28 – EDO RAM: Memórias que surgiram após o Boom da tecnologia FPM, usada de maneira principal nos computadores Pentium.

29 – EPP (Porta Paralela Avançada): Padrão de porta usada nas impressoras antes da ECP.

30 – EULA: (Acordo de Licença do Usuário Final): Contrato, ou licença, que a pessoa aceita após instalar programa (software).

31 – FAQ: Perguntas mais comuns feitas sobre algum tema. Termo utilizado para designar instruções.

FAQ

FAQ

32 – FAT: Sistema de arquivos criado para MS-DOS. Mapa da utilização do HD, que permite ao sistema operacional encontrar onde o arquivo está armazenado.

33 – FDD (Drive de Disco Flexível): Drive de disquetes, componente que está praticamente esquecido nos computadores modernos.

34 – FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos): Método rápido utilizado para transferir arquivos pela Internet.

35 – FSB: Front SIDE Bus. Frequência utilizada pelo Processador e memórias. Componentes usados para calcular o CLOCK do processador.

36 – GPU: Graphics Processor Unit (Unidade de processamento gráfico). Processador da placa de vídeo.

37 – HT: Tecnologia da Intel nos P4. Simula dois processadores dentro apenas um.

38 – HTT: HYPER TRANSPORT: Tecnologia feita aos A64. Funciona de maneira semelhante ao FSB. Liga o processador de maneira direta nas memórias, dispensando o NORTHBRIDGE porque possui a própria controladora de memória.

39 – MOSFETS: São os reguladores de voltagem da placa. Possuem a incumbência de regular a voltagem direcionada à placa de vídeo, memórias ou CPU. São pequenos quadrados de cor preta que ficam perto do socket do processador. Quanto maior a voltagem, mais alto ele esquenta.

40 – NORTHBRIDGE: Chip desenvolvido para desempenhar diversas funções. Tanto FSB como recursos da placa, caso do Nforce4 SLI, por exemplo.

41 – OVERCLOCK: Quando acontece o aumento da frequência de determinada peça do computador em níveis superiores dos requisitos exigidos pela fabrica.

42 – PCI: Slot da placa mãe, componente no qual é possível colocar placas como som, vídeo, USB, entre outros.

43 – PCI-E: Padrão novo do slot de placas de vídeo. Aconteceu a troca por causa da energia para as placas. Possui banda maior (16). Existe possibilidade de usar duas placas de vídeo no mesmo instante. Tecnologia intitulada SLI (NVIDIA) ou Cross-FIRE (AMD).

44 – PLL: Controlador de FSB. Fixado na placa mãe, possui o objetivo de controlar o FSB.

45 – PU: Calculator Processor Unit (Unidade de processamento de cálculos). Nada mais significa do que o processador.

46 – SLI: Tecnologia que foi desenvolvida pela Nvidia (fabricante de chips 3D). Possibilita a utilização de duas ou mais placas de vídeo de maneira paralela.

47 – SATA (SERIAL ADVANCED TECNOLOGY ATTACHMENT): Simboliza a ligação de tecnologia em nível avançado do HDs SATA.

48 – Setup: Local no qual ficam guardadas as informações sobre os periféricos instalados e a configuração inicial do computador, além do relógio e calendário.

49 – SOUTHBRIDGE: Chip feito com outra série de dispositivos, caso USB, por exemplo.

Setup

Setup

50 – TSOP: Tipo de encapsulamento de memória. Utilizado nas placas Low-END.

51 – VDimm: Voltagem que a memória está utilizando.

52 – VCORE: Nível da voltagem na qual o processador está trabalhando.

53 – VGPU: Voltagem utilizada pelo GPU.

Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.