Como Organizar os Fios de Aparelhos Eletrônicos

Não temos nem como imaginar a nossa vida sem aparelhos eletrônicos, precisamos deles no quarto, cozinha, sala, banheiro enfim na casa toda. Sempre que tem aparelhos eletrônicos também tem os inevitáveis fios e cabos de energia que podem se transformar num empecilho para a limpeza e para estética além de em alguns casos representarem um perigo para a sua segurança.

Para te ajudar a não sofrer mais com a bagunça desses fios e cabos elaboramos algumas dicas de como organizá-los. Os seus aparelhos eletrônicos devem representar apenas um auxílio na sua vida e não motivo de bagunça para a sua casa. O melhor é que existem diversas possibilidades para arrumar esses fios.

Passo a Passo Para Organizar Fios e Cabos

Primeiro Passo

Para começar a colocar ordem nos fios e cabos da sua casa você deve começar desligando todos da tomada. Quanto maior for o emaranhado mais cuidado você deverá ter para retirá-los da tomada, não saia puxando tudo de uma vez. Depois de retirar todos da tomada separe os cabos e desfaça os nós. Aproveite para limpar o pó que costuma ficar acumulado nesses cabos, você pode usar um pano úmido.

Segundo Passo

A partir do momento que os fios estão todos juntos fica mais fácil escondê-los para que não interfiram na aparência dos seus cômodos. Uma boa dica é pensar na instalação dos seus principais eletrônicos próximos uns dos outros de forma que os fios fiquem juntos. Na sala, por exemplo, você pode deixar a TV, o DVD e o aparelho da TV a cabo próximos para que possam ser ligados em tomadas contíguas.

Se no seu caso a instalação já foi feita e os aparelhos não estão próximos você pode optar por utilizar uma régua de tomadas ou se preferir uma extensão para que os fios possam ficar juntos.

Dica Importante

Para garantir a sua segurança e a da sua família é importante consultar um eletricista em relação a como utilizar réguas de tomada e benjamins (plugues múltiplos). O profissional deverá avaliar qual é a intensidade de corrente elétrica que cada item suporta e assim qual é a melhor opção em termos de segurança.

Terceiro Passo

Um truque decorativo que é ótimo para esconder os fios e cabos é ter móveis com orifícios de passagem. Com um móvel desses na sua sala, por exemplo, é possível camuflar os fios e cabos de aparelhos de TV, som, videogames, DVDs e outros. Basicamente esses orifícios são pequenos buracos através dos quais os cabos devem ser passados, assim eles ficam escondidos atrás dos cômodos.

Outra possibilidade, que é bem interessante para um escritório, por exemplo, é ter uma placa de madeira que fique presa embaixo da mesa para que possam ser fixados os fios e cabos.

Quarto Passo

Nesse processo de organização você deve tomar medidas para preservar essa ordem, ou seja, não esqueça de identificar cada um dos fios ou cabos para que saiba exatamente de que aparelho ele é. Se precisar desligar um aparelho especificamente algum dia basta retirar o cabo ou fio dele da tomada.

É possível comprar identificadores de fios em lojas de artigos para casa, porém, você pode fazer as suas próprias etiquetas de papel ou então com fita crepe. Quando for fazer e colar as etiquetas você deve ficar atento a duas coisas, primeiro deixar a parte adesiva a mostra para se evite o acúmulo de pó e fazer a troca dessas etiquetas assim que começarem a ficar sem aderência.

Quinto Passo

É bem comum que sobrem excedentes de fio que acabam ficando jogados pelo chão, o que muitas vezes começa a grande bagunça. Nesse caso a dica é amarrar esse excedente usando abraçadeiras de náilon, arames revestidos de plástico (como aqueles que você usa no pacote de pão) ou fitas de velcro. No caso de quem deseja algo com um acabamento melhor a dica é agrupar os cabos com organizadores que são específicos para isso, em geral eles têm a forma de espiral.

Sexto Passo

Outra coisa importante de observar são aqueles fios que estão presos a parede e que acabam se acumulando no chão, além de ficar feio também pode causar vários acidentes. A dica nesse caso é optar por ganchos adesivos presos á parede assim como aqueles que são utilizados para pendurar as toalhas no cozinha ou no banheiro. Trata-se de uma maneira de tornar mais fácil a limpeza.

Sétimo Passo

Se tem fios e cabos que causam muita confusão e bagunça são os de computadores e notebooks. Para evitar esse tipo de problema você pode optar por ter um organizador de fios com adesivo que permite que você grude os fios a mesa, assim é possível ter mais organização e evitar o acúmulo de cabos.

Dicas Extras

Corte Cabos Muito Grandes

Alguns cabos como os de rede, de energia e até de som podem ser cortados para que fiquem menores e assim mais fáceis de organizar. Poré, tenha certeza que o cabo pode ser cortado.

Encurtador de Fios e Cabos em Forma de Osso

Quando os cabos e fios não poder cortados para ter o seu tamanho reduzido a dica é usar um acessório simples e que você mesmo pode confeccionar. Estamos falando dos encurtadores em forma de osso, como aqueles do seu cachorro.

Tendo um acessório com essa forma você pode enrolar os fios e cabos no meio dele e deixá-los travados em suas extremidades. Assim o cabo pode ser diminuído o quanto você quiser mesmo que não possa cortá-lo.  Você mesmo pode fazer o seu encurtador de plástico, papelão ou EVA. Faça da forma de um osso como aqueles de cachorro e pronto. O material deve ser bem firme para que seja seguro.

Organizador de Fios e Cabos Decorativo

Nem sempre é possível esconder ou cortar os fios e cabos, nesses caso você pode tentar organizá-los de forma que fiquem visíveis, mas de uma maneira decorativa para o ambiente. Você pode fixar os fios na parede e criar desenhos com eles, faça um desenho a sua escolha de forma que os cabos e fios se mantenham organizados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.