Como Tirar Fotos Panorâmicas

Saber como fotografar determinados ambientes e/ou objetos vai deixar a sua imagem ainda mais bonita. Se você gosta de fotografia ou então se preocupa em registrar suas imagens de forma correta, saber trabalhar com alguns detalhes é extremamente necessário. Você vai precisar estudar a luz, a localização do objeto e principalmente, a sua localização com a câmera.

Sabendo então que é preciso esses cuidados, vamos tirar algumas dúvidas e dar algumas dicas sobre como você pode tirar fotos panorâmicas sem medo e sem errar.

O que são Fotos Panorâmicas?

Fotos panorâmicas são aquelas que conseguimos capturar toda uma imagem de um ambiente ou de um objeto em grupo. Exemplificando melhor, muitas vezes precisamos centralizar a foto em um plano de forma que ela capture todo o ambiente para que a sua imagem tenha um contexto completo. Quem nunca olhou uma imagem e viu um pedacinho dela cortada porque não coube no enquadramento? Com as fotos panorâmicas isso não acontece.

Até pouco tempo atrás, para se ter uma imagem panorâmica era preciso tirar diversas fotos e então agrupá-las para que a fotografia fosse perfeita. Hoje já existem câmeras com essa função e você tira fotos de até 360º sem nenhuma dificuldade.

Tipos de Fotos Panorâmicas

Para saber como fotografar uma imagem panorâmica corretamente, é importante conhecer os diferentes tipos de capturas.  Escolhemos os tipos mais  conhecidos de fotografias panorâmicas são para que você possa se orientar melhor na hora de fotografar. Veja:

  • Fotos Panorâmicas de Grande Ângulo – esta fotografia abrange ângulos menores que 180 graus tanto na horizontal como na vertical.
  • Fotos Panorâmicas de 180 graus – como o nome já indica, essa fotografia já cobre os 180 graus medidos da direita para a esquerda da sua posição. Eles geralmente são escolhidos para fotografar uma imagem estática e larga.
  • Fotos Panorâmicas de 360 ​​graus – também já vem explicitado no nome e são aquelas fotografias que captura a imagem completa de até 360 do lugar onde você está posicionado. São indicadas para aquelas pessoas que precisam capturar cada detalhe do ambiente. Um exemplo desse tipo de fotografia, é a utilizada pelo Google Street View.
  • Fotos Panorâmicas esféricas – para aquelas pessoas mais familiarizadas com a fotografia, esse tipo de foto é chamada de ”planetas” porque englobam um panorama de 360 graus, mas a imagem fica de forma esférica que realmente lembra um planeta. Elas são tiradas com um software especial.

Como Tirar Fotos Panorâmicas usando o Celular

Mesmo sendo uma tecnologia mais apurada para câmeras com tal função, você consegue tirar algumas lindas imagens panorâmicas usando o celular também. Dependendo do aparelho que você utiliza, essa atividade é ainda mais simples. Os aparelhos da linha iPhone, por exemplo, já vem com esse modo instalado e você precisa apenas ativá-lo e capturar facilmente a imagem que você deseja. É importante lembrar só que nesse caso você tem sempre que fotografar da esquerda para a direita para que o obturador do seu celular saia “varrendo” a imagem e capture-a de forma panorâmica. Caso você queira pode fazer a captura na direção oposta, mas para isso é preciso mudar o sentido primeiro nas configurações.

Para os demais celulares que não possuem essa mesma função, você pode usar alguns aplicativos que estão disponíveis como o Pano, DMD Panorama, Photaf Panorama e outros.

Como Tirar Fotos Panorâmicas usando a Câmera Fotográfica Digital

Claro que essa possibilidade vai depender do modelo da sua câmera. Para aqueles modelos que já vem com a função de foto panorâmica instalado, basta ativá-lo e se divertir a vontade, mas para as câmeras digitais mais simples vai ser preciso instalar alguns programas. Vamos ensinar como funciona.

O programa mais popular para se tirar fotos panorâmicas com câmeras digitais mais simples, é o AutoStich. Essa popularidade se dá porque o programa consegue unir todas as fotos da paisagem de forma automática, então você não precisa ficar fazendo nenhuma edição ou ajuste para montar sua foto panorâmica. Depois de tirar o grupo de imagens, ele mesmo se encarrega de fazer essas funções e mostrar o resultado.

Ele não é pago, mas só é liberado para uso pessoal e em todas as suas imagens será impresso automaticamente a logo do AutoStitch.

Como ter Fotos Panorâmicas com qualquer Câmera

Se você quer ter uma foto panorâmica, mas não quer instalar nada no seu aparelho, você pode usar uma funcionalidade no Windows Live Essentials muito prática e que tem um resultado incrível: o Photo Gallery. Você pode instalar somente esse programa em seu computador sem a necessidade de usar os outros que vem no mesmo pacote.

Vamos ensinar como fazer em um passo a passo super prático e rápido.

Passo 1: Comece tirando as imagens que você deseja deixar na foto panorâmica. É importante que tire a sequência no mesmo ângulo para que o resultado seja perfeito. Uma dia é manter a câmera na mesma altura e movimentar apenas o corpo para pegar o próximo enquadramento. Também não faça enquadramentos muito distantes, como tentar tirar uma foto exatamente onde a anterior terminou. Deixe o enquadramento um pouco antes para que as áreas em comum sejam únicas perfeitamente. Com quatro fotos você consegue ter uma boa imagem panorâmica.

Passo 2: Descarregue as suas fotos para o computador. Com o programa aberto, selecione todas as imagens que deseja unir. Você pode manter a tecla Ctrl pressionada para facilitar essa ação.

Passo 3: Tendo escolhido todas as fotos, clique em “Criar” > “Criar foto panorâmica”.

Passo 4: Aguarde o programa criar a sua imagem e depois de finalizar o processo, basta escolher o local onde quer salvar a foto. Pronto.

Agora que você criou sua imagem, vai observar que exatamente onde é feita a junção das fotografias, ela ficou com algumas imperfeições. Para corrigir, basta cortar a imagem nas suas extremidades de forma que o enquadre fique perfeito.

Agora que você já sabe quais os tipos de foto panorâmicas, como tirá-las diretamente do celular ou da câmera digital e em último recurso, como montá-las no computador, não terá mais desculpas para não capturar aquela imagem que tanto gosta e guardar de recordação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.