O hardware para redes LAN inclui o cabeamento real e a infra-estrutura das conexões. Os servidores devem ser capazes de acessar outros servidores e os usuários devem ser capazes de acessar informações em qualquer lugar da rede.
Em ambientes cliente / servidor, os servidores enviam menos pacotes por solicitação do que em outros ambientes, pois apenas os resultados dos pedidos são enviados de volta ao cliente. No entanto, isso pode não diminuir o tráfego de rede, pois os ambientes cliente / servidor normalmente oferecem suporte a usuários que necessitam de mais recursos de rede.
Existem cinco maneiras para interconectar as redes locais:
1. Repetidores
2. Bridges
3. Roteadores
4. Gateways
5. Backbones
Os métodos são listados em ordem crescente de funcionalidade. Redes de backbone estão se conectando a outras redes, mas não são peças de hardware que conectam redes.
Repetidores:
Quando um sinal viaja ao longo de um cabo, perde força. Se as estações estão comunicando a grandes distâncias umas das outras, os repetidores podem ser usados para regenerar o sinal de volta à sua força original. Um repetidor também pode ser usado para estender o alcance de uma LAN.
Os repetidores também só podem ser usados quando as Redes Locais em ambos os lados do repetidor sejam idênticas. Eles devem ter as mesmas características de transmissão física e usar os mesmos protocolos.
Bridges:
Os bridges são usados para conectar redes com diferentes características físicas de transmissão e protocolos. Por exemplo, uma ponte de terceiros pode ser usada para ligar várias Redes Ethernet de Área Local, cada uma sustentada por diferentes fabricantes. Esta é uma tecnologia mais simples da que a utilizada pelos roteadores.
Roteadores:
Um roteador é um dispositivo de hardware que gerencia a seleção de rota para os pacotes de dados e para a minimização das cargas de tráfego em redes ligadas. A ligação pelo Router e formada por redes logicamente separadas, permitindo que eles compartilhem cargas de tráfego e evitar o congestionamento que ocorre em redes capitaneadas por bridge.
Os roteadores são usados para conectar duas redes diferentes. Cada rede pode ter sido implementada de forma independente e incluir estações com o mesmo endereço. O desempenho de um roteador normalmente é avaliado pelas mesmas duas variáveis: a taxa de filtragem e a taxa de encaminhamento, ambas medidas em pacotes ou frames por segundo.
Gateways de Rede:
São utilizados para conectar redes que são completamente diferentes. Os gateways de rede executam todas as conversões necessárias para ir de um conjunto de protocolos para outro, incluindo:
1. Conversão de formatos.
2. Tradução de endereço.
3. Conversão de protocolo.
Backbone:
Muitas organizações estão agora operando conexões entre redes locais utilizando redes de backbone. Redes de backbone são de uma qualidade superior às redes anteriormente faladas e costumam usar microondas para transmissão de seus dados.