Substituir Componentes com o Computador Ligado: Má Ideia

Como dizia meu avô: quanto mais prática se tem em uma tarefa, menos cuidado se toma ao executá-la. O dito se aplica a quais quer áreas de conhecimento e com a informática não é diferente.

Você certamente já viu alguém que se diz “entendido” em manutenção de computadores cometendo o clássico erro de substituir peças em um computador ligado. Se você foi o espertinho que cometeu esse erro com sua máquina, tome cuidado da próxima vez, pois esse tipo de prática pode não ser nem um pouco saudável para sua máquina nem para você mesmo.

Risco Número 1: Você Mesmo

Por mais que se possa considerar quaisquer complicações para com o seu computador muito piores do que qualquer mal que você mesmo venha a sofrer, os riscos relacionados à sua saúde ainda vem primeiro por bom senso — mesmo que consertos em um computador possam ser mais dispendiosos que uma queimadura.

Choque

O maior risco que alguém que se atreve no interior de um computador ligado pode sofrer é um baita de um choque. Isso por que as peças de um computador em funcionamento estão em sua maioria eletrizadas. Tocar em qualquer uma delas pode não ser nada agradável.

Risco Número 2: Seu Computador

A segunda parte da má ideia é relacionada à parte cara da equação: o computador. Ao conectar um novo item de hardware a um sistema em funcionamento, você corre o risco de uma sobrecarga no componente. Há ainda o risco de provocar um curto circuito na placa mãe de sua máquina ou no próprio componente: o que de todo jeito pode ser fatal para um dos itens em questão ou até mesmo para os dois.

Sobrecarga

Outro grande risco corrido pelos apressados é o contato da estática do nosso corpo com componentes internos da máquina. Nosso corpo naturalmente é carregado por eletricidade estática pela mera fricção com o tecido das roupas, atrito das meias com o sapato, contato com itens eletrizados entre muitas outras possibilidades.

Essa pequena diferença de potencial gerada entre seu corpo e os componentes internos do computador pode gerar uma descarga elétrica muitas vezes fatal para os delicados circuitos.

Terceiro Risco: Instabilidade

Por último, e sem dúvida o menos importante está a instabilidade. Em casos onde ocorre uma substituição bem sucedida de componentes, — sem que ocorra nenhuma descarga elétrica em nenhuma das partes envolvidas — o sistema pode enfrentar dificuldades para colocar em funcionamento correto o novo item conectado.

Isso ocorre por que as informações sobre o hardware são coletadas durante a inicialização do sistema pela BIOS. Ao se conectar um equipamento após esse processo, o computador poderá não reconhecer a presença desse componente, ou não atender corretamente as necessidades deste.

Funcionamento

Deve-se deixar claro que não estou falando de itens de hardware designados especificamente para conexão em tempo de execução como pendrives, discos rígidos externos, monitores, entre outros.

Dispositivos como placas de vídeo, placas de som e pentes de memória são exemplos de equipamentos que não devem ser de forma alguma substituídos com o computador ligado. Esses itens são de fundamental importância para a máquina e podem gerar consequências sérias se manipulados incorretamente.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Hardware

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.