Panasonic Cria Robô Capaz de Lavar Cabelos

Muitas empresas estudam os robôs e procuram formas de adaptá-los como ajudantes para a realização de uma série de tarefas comuns do dia a dia.
Embora as pessoas imaginem os robôs como criaturas de filme, que falam, pensam e inclusive articulam planos contra os humanos, os robôs que estão sendo desenvolvidos são totalmente diferentes: eles na realidade são ferramentas de metal inteligentes para realizar tarefas mais complexas.
A Panasonic, empresa que está investindo na criação de robôs úteis em curto prazo, apresentou dois protótipos de robôs auxiliares durante uma feira de tecnologia sediada em Tóquio, no Japão.

Protótipos Apresentados

Um dos robôs apresentados é uma cama elétrica capaz de virar uma cadeira de rodas através do acionamento de um botão, o que pode facilitar e muito a vida de pessoas com limitação de locomoção.

O outro robô é um simpático “cabeleireiro” de metal, que é capaz de lavar os cabelos das pessoas.
Ambos os protótipos foram desenvolvidos com o intuito de ajudar no tratamento de pessoas debilitadas e idosos, principalmente em hospitais e casas de repouso. Devido ao grande potencial dos robôs, eles devem chegar logo ao mercado.

Robos

Embora o design não tenha ficado muito atraente, os dois robôs são funcionais e atendem as especificações técnicas necessárias, como resistência e eficiência.

RoboticBed

A cama robótica possui uma estrutura simples que conta com um numero reduzido de motores. Com uma suspensão pneumática e o uso de rodas suplementares, manusear o equipamento fica mais simples.
Assim, o usuário consegue unir e separar a cadeira de rodas mais facilmente, o que reduz bastante o risco de queda.

Cama

Para que o usuário saiba quando a cama ou a cadeira de rodas estão prontas para a utilização, a cama robótica é equipada com uma conjunto de LEDs e vozes sintetizadas que cuidam de avisar à pessoa sobre a prontidão da cama.

Robô Capaz de Lavar os Cabelos

O segundo robô foi criado com o intuito de ajudar a equipe de enfermagem e cuidadores de idosos e pessoas debilitadas a manter a higiene dos pacientes.

O robô é equipado com dois braços com 8 dedos cada que rastreiam a cabeça em tempo real e em três dimensões, captando os movimentos da pessoa. Outra vantagem é que o robô é capaz de reter na memória as informações sobre o formato da cabeça de cada paciente, tornando a lavagem cada vez mais eficiente e agradável.

Lavar

A necessidade de auxiliar na lavagem dos cabelos foi constatada depois de uma série de entrevistas com estes profissionais, que relataram não ser possível realizar a tarefa com a freqüência solicitada pelos pacientes, pois é uma tarefa demorada.
Os dois robôs exibidos pela Panasonic são úteis às pessoas e devem estar disponíveis em breve para que instituições de saúde possam comprá-los.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.