Chip de computador funciona de maneira básica como máquinas para programas em execução. O primeiro passo no trabalho da CPU é atraente, quando o processador adquire as instruções da memória do computador. Estas instruções são enviadas pelo contador de programa, que mantém o controle dos comandos de trabalho. Os computadores funcionam por meio de série de interruptores que ligam ou desligam. O chip de computador é composto de milhões de minúsculos transistores, com carga positiva, ou fora, com carga negativa. Apesar da simplicidade aparente, diferentes combinações fazem ações distintas, como o processo de informação que permite observar imagens na tela do computador.
Funcionamento do Chip de Computador
- 01: A placa mãe representa unidade central de todo o computador. Caso aconteça alguma problema na peça se faz necessário investir em nova unidade em consequência dos danos causados na máquina. Entre os diversos componentes existentes dentro dela os chips são considerados como mais importantes por acelerar quase todos os tipos de funções. Sem eles a mínima função demoraria maior tempo pra ser executada.
- 02: Do lado de fora os chips são pequenos quadrados. Porém, o surpreendente é que a parte funcional na verdade não passa do tamanho de uma unha. Os transistores representam pequenas peças com filamentos metálicos e camadas de silício, material que possui capacidade de permitir correntes elétricas feita de elétrons (partículas negativas são compostas de átomos).
- 03: Existem dois tipos de camadas de silício: N (dopadas com átomos como fósforo) e P (dopadas com átomos como o borro, cuja essência possui pouco nível de elétrons).
- 04: No instante que os usuários realizam algumas ordens os computadores podem ou não ocorrer mudança dos transistores.
- 05: Transistores podem não ficar dispersos e evitar a corrente do emissor ao coletor nos comandos acionados pelos usuários de computador.
- 06: Transistores podem disparar carga positiva em suas bases, atraindo alguns níveis de poucos elétrons que encontrados no silício tipo P.
- 07: Em cada ordem executada pelo usuário, como apertar a letra “k” do teclado, por exemplo, são acionados pelo menos oito transistores distintos que trabalham em conjunto com velocidade dinâmica. Com as funções comandadas as bases chegam aos transistores em pulsos de energia que permitem ou não as passagens da corrente.
- 08: Nos momentos em que ocorrem passagens de correntes os transistores ligados são representados pelo número “1”. Nos momentos que não existem passagem, ou a máquina é desligada, é acionado no número 0 na codificação binária.
- 09: Cada distância entre “0” e “1” é conhecida como bit. Oitos bits se equivalem a 01 byte. Todas as informações os bits são convertidas em bytes, linguagem padrão trabalhada pelos computadores.
- 10: As informações são passadas à placa de vídeo que transmite as informações para o monitor.
Processamento do Chip de Computador
Decodificação – Após buscar as instruções os chips começam a decodificar e quebrar em partes. As instruções contêm comandos numéricos que ajudam o processador a decidir que ação tomar. Execução – Agora que a CPU sabe o que e como fazer, se conecta com diferentes partes entre si em conjunto para executar a operação solicitada. Operação comum está em empregar a ULA (Unidade Lógica e Aritmética) para executar tarefas, como adição, subtração e outras tarefas matemáticas. Um processador pode também mover dados de um lugar da memória para outro, ou mudar para outro conjunto de tarefas com base nos resultados de suas instruções. O primeiro chip de computador que foi inventado tinha oito bits. A maioria dos arquivos de documentos é maior do que este tamanho, mas na década de 1970, quando foi feito, esteve considerado como grande fonte de amplo espaço embutidas em pequeno chip. Cada chip usa linguagem para se comunicar e realizar atividades. A programação usada para fazer isso é conhecida como linguagem de montagem. Há três funções principais em chip de computador. Ele usa uma unidade aritmética / lógica para executar equações matemáticas, podem mover a memória de um chip para outro e tomam decisões em criar instruções baseadas nas decisões.
Chip CPU: ROM e RAM
Existem dois tipos principais de memória que utiliza um chip de computador: ROM e RAM. ROM é memória só de leitura e é usada para a informação permanente que o computador usa. RAM significa a memória de acesso aleatória usada à memória lida ou escrita. A memória RAM é apagada assim que o computador o comutador desliga. As instruções que o de computador segue são conhecidas como programação. Existem diferentes línguas em que os computadores podem ser ensinados a lerem. Essas línguas são programação, como C + +, básico e C. O chip de computador leva a linguagem de programação e traduz quando está ação. Programadores levam longo tempo para fazer com que os computadores realizem comandos simples.
Importância dos Chips de Computador
A maioria dos chips de computador só pode lidar com algumas instruções diferentes nos transistores. Em média leva cerca de cinco ciclos de transistor antes de o comando ser executado com perfeição. No entanto, há nova tendência chamada pipelining que faz com quê os transistores trabalhem melhor em conjunto, tornando as coisas mais simples e constantemente ativas. O chip de computador representa invenção que se tornou onipresente na vida moderna. Sem o chip de computador da era eletrônica não seria possível! O chip de computador permitiu aos computadores se tornarem o que são hoje: Menores, mais rápidos e capazes de fazer cálculos complexos. Sem eles, o computador seria capaz de fazer apenas uma tarefa de cada vez, tornando o sistema lento em extremo.
O potencial do chip parece ilimitado. A geração de chips de computador pode ainda ser baseada no cérebro humano na tentativa de construir unidades resistentes e melhorar o reconhecimento de padrão. Os chips representam parte necessária de cada computador, sem eles cada estrutura computacional deveria ter tamanho de um quaro ou uma casa. A invenção do chip de computador habilitou quase todas as pessoas do mundo. Cada chip de computador está construído de silício e metal. Também pode ser chamado de circuito integrado. Eles possuem muitos transistores que compõem o processador. Estas peças são alinhadas em conjunto para criar sinal eléctrico. Diversos chips são colocados com diferentes quantidades de espaço de memória de armazenamento das unidades dos processamentos centrais. Esses processadores fornecem a potência do computador. Dentro do chip existem 42 milhões de componentes eletrônicos.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier